Liga Europa: Fenerbahçe garante pelo menos o play-off dos “oitavos”
Turcos venceram em Chipre e chegaram aos 10 pontos no Grupo B, com duas rondas por disputar.
O Fenerbahçe, sob as ordens de Jorge Jesus, garantiu nesta quinta-feira um dos dois primeiros lugares do Grupo B da Liga Europa. Ao ganhar em casa do AEK Larnaca, por 1-2, a equipa turca assegurou, pelo menos, a presença no play-off de acesso aos oitavos-de-final.
O avançado João Pedro Galvão, que chegou a representar o Estoril antes de brilhar em Itália, no Cagliari, inaugurou o marcador para o Fenerbahçe, aos 16’, resultado com o qual se atingiu o intervalo.
No segundo tempo, o marcador só voltou a funcionar de penálti. Primeiro por Trickovski, que empatou a partida aos 49’, e mais tarde pelo belga Batshuayi, que recolocou os turcos na frente aos 80’.
Pouco depois, uma expulsão nos cipriotas do AEK facilitou a tarefa aos visitantes, que, mesmo tendo falhado novo penálti (Valencia, aos 86'), chegam assim aos 10 pontos, em quatro jornadas, tantos quantos somam os franceses do Rennes - com o terceiro classificado apenas com três.
Como só o primeiro classificado se apura directamente para os “oitavos” da Liga Europa, as duas últimas rondas serão decisivas para se perceber se o Fenerbahçe consegue já um bilhete para a fase a eliminar, ou se ainda terá de disputar o play-off reservado aos segundos classificados.
Roma empata em Espanha
No Grupo C, o jogo de maior cartaz colocou frente a frente o Betis e a Roma. Em Espanha, o líder do agrupamento perdeu pontos pela primeira vez, mas continua confortavelmente instalado no primeiro lugar, com 10 pontos.
EMPATA A ROMA! ??
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 13, 2022
Golo de Belotti em Sevilha e 1-1 no resultado! #sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #EuropaLeague #UEL #UEFA #Roma #Bétis #Belotti pic.twitter.com/LqXcjT6ah7
Num jogo com pouquíssimas ocasiões de golo (dois remates enquadrados para cada lado), Sergio Canales colocou os andaluzes na frente aos 26’. Sem poder contar com Dybala, lesionado, a Roma procurou reagir e acabou por chegar ao empate no arranque do segundo tempo, por Andrea Belotti.
Este resultado deixa a equipa italiana, treinada por José Mourinho, na terceira posição, com quatro pontos, e com riscos de deixar fugir o Ludogorets no segundo posto - os búlgaros somam também quatro, mas jogam ainda nesta quinta-feira com o HJK Helsínquia.