Presidente do Peru acusado pela procuradoria de ser responsável de uma organização criminosa

Patricia Benavides entrou com a denúncia no Congresso por suspeita de rede de corrupção no Ministério dos Transportes. Em pouco mais de um ano no poder, Pedro Castillo já foi alvo de seis investigações preliminares.

Foto
Pedro Castillo assumiu o cargo de Presidente do Peru em Julho de 2021 Paolo Aguilar/EPA

O Presidente do Peru, Pedro Castillo, afirmou que está a ser vítima de perseguição política e denunciou uma “nova modalidade de golpe de Estado”, horas depois de a Procuradoria-geral da República ter apresentado no Congresso peruano uma denúncia contra o chefe de Estado por alegados delitos de corrupção.

Garantindo que o seu Governo se manterá “firme” na resolução dos “principais problemas do país” apesar da “perseguição política”, Castillo disse, numa conferência de imprensa, que actualmente o Peru tem “uma procuradoria política” que, em vez de “julgar os verdadeiros criminosos”, resolveu atacar o “Governo que foi eleito legitimamente pelo povo para conduzir os destinos do país”.

“Começou a execução de uma nova modalidade de golpe de Estado neste país”, sublinhou o Presidente aos jornalistas, citado pela agência Andina.

Castillo lamentou a detenção de pessoas do seu círculo e que tenham sido qualificadas como criminosas, mas garantiu que, apesar das investigações judiciais contra si, não deixará o país: “Aqui estou. Se o meu sangue tem de correr na rua em benefício deste povo, tenho de o fazer, se for preciso dar a vida, tenho de o fazer”.

“Queremos que provem as acusações, eu não vou sair do meu país, submetemo-nos a todo tipo de investigações”, disse ainda o Presidente, “sabemos que não têm nenhuma base real, estas acusações são orquestradas e planificadas, mas vamos continuar a dar luta”.

Segundo Castillo, o seu Governo “veio para mudar o destino do país” e está a ser bloqueado com “artimanhas e falsidades, para que continue na mesma”.

A procuradora-geral peruana, Patricia Benavides, fez chegar ao Congresso na terça-feira à tarde a denúncia contra o Presidente da República pelos supostos delitos de organização criminosa, tráfico de influências e conluio agravado.

“Formulo uma denúncia constitucional contra José Pedro Castillo Terrones na sua condição de Presidente da República do Peru como presumível autor dos delitos contra a tranquilidade pública na modalidade de organização criminosa agravada pela sua condição de líder”, diz o documento assinado pela procuradora.

De acordo com o Ministério Público, Castillo é suspeito de ser o “responsável de uma organização criminosa activa no Ministério dos Transportes e Comunicações em cumplicidade com [Juan] Silva [ex-ministro dos Transportes], bem como com funcionários de Provías Nacional e Provías Descentralizado, do Gabinete Presidencial e de empresários e terceiros, para favorecer o consórcio Puente Tarata III e outras empresas em processes de licitação pública”.

O ex-ministro dos Transportes está actualmente a ser procurado pela polícia, bem como dois sobrinhos do Presidente, Fray Vásquez Castillo e Gian Marco Castillo Gómez.

Esta terça-feira o Ministério Público levou a cabo buscas em residências relacionadas com a investigação, entre elas a da irmã do chefe de Estado, no bairro de San Juan de Lurigancho, em Lima, a capital peruana.

No Twitter, Castillo mostrou-se indignado: “A procuradoria entrou na casa da minha irmã. A minha mãe está lá. Este acto abusivo afectou a sua saúde. Responsabilizo o Ministério Público da nação pela saúde da senhora minha mãe”.

No pouco mais de um ano que Castillo leva como chefe de Estado, a procuradoria já abriu seis investigações preliminares contra o Presidente e o seu primeiro ano de mandato tem sido mais uma batalha contra a Justiça que um governo. E até já passou por um processo de destituição no Congresso.

Sugerir correcção
Comentar