Câmara de Lamego reforça incentivo à natalidade com apoio financeiro e vacinas

O programa prevê o pagamento de 1600 euros às familias como medida de combate à baixa taxa de natalidade.

Foto
O programa de incentivo à natalidade "Enxoval Bebé" foi criado em 2013. daniel rocha

O programa de incentivo à natalidade de Lamego vai ser reforçado com apoios e também com oferta de vacinas, disse nesta quarta-feira o presidente da Câmara.

“A Câmara Municipal de Lamego vai reforçar o programa de incentivo à natalidade “Enxoval Bebé” e atribuir às famílias o valor de 1600 euros pelo nascimento de cada filho”, anunciou a Câmara liderada pelo social-democrata Francisco Lopes.

Num comunicado de imprensa, a autarquia adiantou que “se a criança tiver um ou mais irmãos, que façam parte do mesmo agregado familiar, este valor sobe para 2000 euros”.

Outra das medidas anunciadas passa por a autarquia “também passar a assegurar um apoio específico (duas vacinas) à vacinação extra do programa nacional”.

“A baixa taxa de natalidade e o envelhecimento populacional estão no topo das nossas maiores preocupações sociais. Estamos a trabalhar para reverter este processo”, defendeu o presidente.

Francisco Lopes sublinhou que “a melhoria e a simplificação do programa “Enxoval Bebé"”, que o seu executivo criou em 2013, “é uma das principais medidas a concretizar para salvaguardar o futuro geracional da população do concelho”.

No último ano, o Município de Lamego “apoiou 83 crianças, num valor total de 41.500 euros” e, agora, “o programa “Enxoval Bebé” sofre algumas alterações para corresponder melhor aos objectivos estabelecidos”.

“Ainda há um prazo de quatro meses para requerer esta medida” que, segundo o regulamento municipal de incentivo à natalidade, “abrange todas as crianças registadas no concelho, independentemente da situação financeira familiar”.

Anteriormente, “garantia a comparticipação nas mensalidades da creche, medida que agora não se verifica devido à gratuitidade universal implementada, pelo Governo, no sector social e solidário”.

Sugerir correcção
Comentar