DGLAB abre concurso para 24 bolsas literárias com 270 mil euros

As candidaturas às bolsas de criação literária nas modalidades de poesia, ficção narrativa, dramaturgia, banda desenhada e obras para a infância e juventude poderão ser entregues a partir de sexta-feira e até ao dia 14 de Novembro.

Foto
As bolsas de criação literária são atribuídas a pessoas singulares, de nacionalidade portuguesa, e que escrevam em português Dario Cruz

O concurso para atribuição de bolsas de criação literária da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) relativo a 2022 vai abrir na sexta-feira, com 270 mil euros para 24 bolsas, indica o Diário da República.

O valor a conceder pela tutela em 2022 será distribuído por 12 bolsas anuais, de 15 mil euros cada, e 12 bolsas semestrais, de 7.500 euros cada, segundo o despacho número 11956/2022, assinado pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, com base na proposta da DGLAB.

As candidaturas às bolsas de criação literária nas modalidades de poesia, ficção narrativa, dramaturgia, banda desenhada e obras para a infância e juventude poderão ser entregues a partir de sexta-feira e até ao dia 14 de Novembro, indica ainda o sítio online da DGLAB.

Globalmente, os 270 mil euros são repartidos por 180 mil euros para as 12 bolsas de criação literária com a duração de um ano, e 90 mil euros para as 12 bolsas com a duração de seis meses.

Quanto à avaliação e selecção das candidaturas admitidas a concurso, caberá a um júri constituído por Fernando Pinto do Amaral, José Maria Vieira Mendes, Marcos Farrajota, Maria Teresa Maia González, Paula Morão e Teresa Sousa Almeida, indica o despacho assinado pela tutela.

As bolsas de criação literária são atribuídas a pessoas singulares, de nacionalidade portuguesa, e que escrevam em português, segundo a DGLAB.

De acordo com o regulamento vigente, o valor da atribuição de bolsas de criação literária é fixado anualmente por despacho do membro do Governo responsável pela área da cultura, sob proposta da DGLAB, que também propõe a composição do júri.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários