Marcelo esclarece: 400 casos de abusos na Igreja “não é elevado” face à “provável triste realidade”

Presidência da República emite nota sobre testemunhos validados pela comissão criada pela Igreja Católica para investigar casos de abusos sexuais.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa assegura que irá continuar a denunciar casos que lhe cheguem Daniel Rocha

Horas depois de ter feito declarações sobre os abusos sexuais denunciados na Igreja, que geraram perplexidade, Marcelo Rebelo de Sousa veio esclarecer que o número de testemunhos (424) validado pela comissão responsável pela investigação “não parece particularmente elevado face à provável triste realidade, quer em Portugal quer pelo mundo”.

O esclarecimento chegou através de uma nota publicada, esta noite, no site da Presidência da República. Ao final da tarde, o chefe de Estado tinha considerado que o número de testemunhos já validado pela comissão não era elevado tendo em conta o horizonte temporal em causa (“há queixas com 60 anos) e as “centenas de jovens” que têm relação com a Igreja. “Haver 400 casos não me parece elevado”, disse, no final de uma visita a uma exposição no antigo Museu dos Coches.

Já esta noite, na nota da presidência, o chefe de Estado sublinha a “importância dos trabalhos” da comissão, “embora lamente que não lhe tenham sido efectuados mais testemunhos, pois este número não parece particularmente elevado face à provável triste realidade, quer em Portugal quer pelo mundo”.

“Vários relatos falam em números muito superiores em vários países, e infelizmente terá havido também números muito superiores em Portugal”, lê-se na nota, que acrescenta que o Presidente espera que “os casos possam ser rapidamente traduzidos em Justiça”.

Marcelo assegura que irá prosseguir a denúncia deste tipo de casos. “Tal como fez no início de Setembro, transmitindo imediatamente à PGR a denúncia que recebeu, continuará a promover e apoiar todos os esforços para que os abusadores sejam responsabilizados e afastados de qualquer situação que possa permitir a reincidência nestes comportamentos, seja no seio da Igreja Católica ou em qualquer outra situação”, segundo a mesma nota.

Já depois da divulgação da nota, em declarações à RTP, Marcelo assumiu que “qualquer caso” de abuso é grave, sublinhando que cumpriu a lei ao remeter para a PGR uma denúncia de alegado encobrimento de casos de abusos numa escola em Moçambique por parte de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. O Presidente sublinhou que pôs “a sua própria assinatura e não a do chefe da Casa Civil” quando remeteu o caso para a PGR.

Questionado sobre se sente incómodo por causa das críticas geradas em torno das suas declarações, Marcelo rejeitou a ideia. “Não sinto. A democracia é isso. Só se sente incómodo quem é ditador”, afirmou.

Sugerir correcção
Ler 76 comentários