Mais admissões e equipamento para as forças de segurança e 32 milhões para os bombeiros

Governo prevê receita de 13 milhões de euros com multas de velocidade. Orçamento geral para a segurança interna aumenta 15%.

Foto
Os agentes das forças de segurança com salários mais baixos vão ter aumentos até 100 euros

Depois do adiamento sine die do processo de extinção do SEF Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) não deixa qualquer pista sobre o novo calendário para a reorganização das competências policiais e administrativas daquele serviço e reestruturação do sistema de fronteiras. O relatório do OE2023 estipula apenas que se “prevê a separação orgânica entre as funções policiais e as funções administrativas de autorização e documentação de imigrantes” — ou seja, na prática, concretizar a lei que as distribui pela GNR, PSP; PJ e INR e a nova Agência para as Migrações —, mas sem qualquer data. Aliás, o texto da proposta de lei até continua a prever a admissão de efectivos para o SEF.

O Governo tenciona continuar as admissões para as forças e serviços de segurança para cumprir o plano plurianual para 2020-2023, que previa a entrada de 10 mil novos efectivos. Porém, também não avança com números, dizendo apenas que irá fixar o contingente. Ora, para cumprir o objectivo dos 10 mil, o número de admissões teria de ser em 2023 de, pelo menos, 4000 efectivos, já que este ano e em 2021 foram abertas 2600 vagas anuais e em 2020 entraram 800 elementos. Haverá também um reforço da formação em questões de direitos humanos, nomeadamente nas temáticas LGBT+, igualdade de género, anti-racismo, xenofobia, combate à violência doméstica e no namoro, prevenção da corrupção.

No âmbito das remunerações, os aumentos dos elementos da GNR e da PSP que recebem salários mais baixos serão entre os 90 e os 104 euros para os salários que hoje se cifram entre 809 e 1163 euros. Acima desse valor, os aumentos serão de acordo com a regra geral da administração pública, ou seja, 52 euros até ao 2570 euros brutos e de 2% para os salários acima desse valor.

Continua a estar previsto um envelope para a última tranche do pagamento dos retroactivos dos suplementos em tempo de férias para os militares da GNR e os agentes da PSP (devidos entre 2010 e 2018), nos montantes de 16,3 e 12,2 milhões de euros respectivamente.

“Perspectiva-se que em 2023 se encontre em execução o novo Conceito Estratégico de Segurança Interna, para o que se torna necessário intensificar esforços no sentido do robustecimento da capacidade de resposta, preventiva e reactiva, do Sistema de Segurança Interna, o que torna imperativo capacitar as forças e serviços de segurança e dignificar os seus profissionais”, argumenta o Governo. Que pretende “continuar a libertar recursos humanos da área administrativa para a área operacional”.

Para concretizar a programação plurianual de infra-estruturas e equipamentos das forças de segurança 2022-26, está previsto um investimento em 2023 em equipamentos de protecção individual (4,3 milhões) e para funções especializadas (4,8 milhões), viaturas (5,3), infra-estruturas (30,6), armamento (2,3) e apoio à actividade operacional (como as bodycams, de 1,3 milhões).

Mais receita em multas e cobrança mais fácil

Para os sistemas de tecnologia de informação e comunicação, estão previstos 53,5 milhões de euros, mas neste capítulo está incluída a expansão da rede nacional de fiscalização automática de velocidade (estando prevista uma receita de 13 milhões de euros resultante da aplicação de multas rodoviárias) e ainda o desenvolvimento do Sistema de Contra-ordenações de Trânsito (Scot+), que irá resultar numa poupança de 2,4 milhões de euros, por via da desmaterialização do processo contra-ordenacional.

As forças de segurança vão também optimizar a gestão do seu património imobiliário, reinstalando-se em “edifícios cedidos a título gratuito” e recorrendo ao Programa Reabilita para Arrendar, recuperando edifícios devolutos para os arrendar com rendas bonificadas mas esse valor não está especificado.

Controlo da rede SIRESP e 32 milhões para bombeiros

As corporações humanitárias de bombeiros deverão receber da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) 31,7 milhões de euros para “missões de protecção civil, incluindo as relativas ao sistema nacional de protecção civil e ao Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro”.

Ao mesmo tempo que vai acabar com os CDOS (comandos distritais de protecção e socorro) no início do ano, o Governo tenciona concretizar um novo modelo territorial para o sistema de emergência e protecção civil baseado em estruturas de comando regionais e sub-regionais, que será desenhado, promete, “em estreita articulação com as entidades competentes, os corpos de bombeiros e as autarquias locais”.

“O SIRESP será objecto de um novo modelo institucional de desenvolvimento da área das tecnologias, comunicações e comunicações de emergência do Ministério da Administração Interna, assegurando uma estrutura de gestão integrada de rede que inclua os vários sistemas”, lê-se também no documento.

Sugerir correcção
Comentar