Inclusão total de alunos com necessidades especiais significativas: uma mera ilusão?

A área da educação especial tem sido alvo, nestes últimos anos, de um folclore educacional que, entre incompreensão e ignorância, levou ao marasmo a que hoje se encontra entregue.

Presentemente, face à realidade que vivemos no nosso país quanto à qualidade dos serviços de educação especial, coloca-se-nos um desafio: ou perseguimos a excelência; ou nos ajustamos ao marasmo administrativo e educacional que parece ter lançado a educação de crianças e adolescentes com necessidades especiais significativas (NES) na mediocridade, com todas as consequências negativas que daí advêm para elas e para as suas famílias. Na minha ótica, só há uma alternativa: aceitar a responsabilidade de promover a implementação de programas eficazes que se baseiem em factos e não em mitos, que se apoiem na investigação e não em modas, e que tenham como referência a defesa dos direitos das crianças e adolescentes com NES.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários