Orçamento de crise: pensões sofrem segundo maior corte em termos reais em 15 anos

O Orçamento do Estado que o Governo entrega esta segunda-feira surge num momento económico delicado, quando já se adensam as nuvens de um Inverno económico que ameaça o orçamento das famílias portuguesas.

Foto

O Orçamento do Estado para 2023 chega esta segunda-feira ao Parlamento, quando a generalidade das famílias e empresas portuguesas começa a sofrer os primeiros efeitos de um novo ciclo económico, marcado pela forte inflação e pela consequente perda de poder de compra e aumento dos custos de produção. É, portanto, um Orçamento de crise, onde as áreas mais visadas pela mudança das condições da economia – casa, contas, transportes, rendimentos, pobreza e empresas – deverão ter reservadas algumas das soluções que o Governo desenhou para atenuar as consequências da guerra na Ucrânia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 34 comentários