Weinstein volta a tribunal. #MeToo faz cinco anos e é tempo de balanço

Novas alegações de crimes sexuais levam o ex-produtor Harvey Weinstein a tribunal a partir desta segunda-feira em Los Angeles. É o nome catalisador de um movimento anti-assédio que passou a abarcar outros crimes sexuais e violência de género.

Foto
Uma das sessões do julgamento do ex-produtor Harvey Weinstein em Nova Iorque, em 2020 Reuters/JANE ROSENBERG

Foi há cinco anos e cinco dias que o nome de Harvey Weinstein passou a ser mais do que sinónimo de Midas de Hollywood, produtor e distribuidor que, como assinala a agência Associated Press, “reinava” em Los Angeles. Esta segunda-feira, Harvey Weinstein volta a ser julgado por crimes sexuais, diferentes daqueles que o fazem já cumprir uma pena de 23 anos de prisão por violação e agressão sexual em Nova Iorque. É uma espécie de negro assinalar do 5.º aniversário do eclodir do movimento #MeToo, em que o recluso enfrenta agora 11 acusações por ataques a cinco mulheres entre 2004 e 2013.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários