Bispo José Ornelas investigado noutro caso de suspeita de encobrimento de abusos sexuais

Novo inquérito-crime aberto em Braga respeita a um caso de um padre da paróquia de Fafe investigado pelo menos uma vez pelo MP, que arquivou o caso em 2015. Vaticano aplicou-lhe “uma pena canónica de cinco anos”.

Foto
José Ornelas Carvalho foi ordenado bispo em 2015 e eleito para presidir à Conferência Episcopal Portuguesa cinco anos depois PAULO CUNHA

José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) num segundo caso de alegado encobrimento de suspeitas de abuso sexual de menores envolvendo um padre ligado à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus a que presidiu. O MP já investigou este padre pelo menos uma vez e arquivou o processo em 2015. Mas a denúncia agora apresentada não se limita a esse caso passado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 48 comentários