Bloco quer passe mensal de nove euros nos transportes para combater a inflação

O Bloco de Esquerda vai apresentar um pacote de propostas de alteração ao OE2023 de “salvaguarda do poder de compra das famílias”, que passa pela criação de um passe nacional de nove euros, o aumento dos salários ou a tributação dos lucros excessivos das grandes empresas.

Foto
O líder da bancada do Bloco de Esquerda reuniu esta sexta-feira com o ministro das Finanças e a ministra-adjunta dos Assuntos Parlamentares LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

O Bloco de Esquerda (BE) vai dar entrada a uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) que visa baixar o valor dos passes mensais dos transportes públicos para nove euros em todo o país. Esta será a primeira medida de um pacote de propostas focado em combater os efeitos da inflação no bolso das famílias, nomeadamente, através da valorização dos salários e da tributação sobre os lucros extraordinários das grandes empresas do sector energético, bancário e do retalho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários