Explosão em bomba de gasolina irlandesa faz dez mortos

Autoridades continuam trabalhos de remoção dos destroços perto de Creeslough, mas não esperam encontrar mais vítimas mortais – que incluem criança e dois adolescentes.

Foto
Autoridades estão a investigar as causas do acidente Reuters/STRINGER

A polícia do condado de Donegal, no Noroeste da República da Irlanda, informou este sábado que o balanço da explosão de uma bomba de gasolina, na sexta-feira, nos arredores da pequena vila de Creeslough, aponta para dez vítimas mortais.

Descrevendo o episódio como um “acidente trágico”, cujas origens ainda estão a ser investigadas, o superintendente David Kelly confirmou ainda que, entre os mortos, há dois adolescentes e uma criança.

Outras oito pessoas ficaram feridas, uma delas, entretanto transportada para Dublin, com gravidade. Todas os mortos e feridos são pessoas que viviam naquela zona do país.

Apesar de não esperar encontrar mais vítimas mortais, a polícia de Donegal explicou que as equipas de emergência vão continuar as buscas e os trabalhos de remoção dos escombros.

O apartamento localizado em cima da loja de conveniência da bomba de gasolina ficou com as paredes destruídas e com o telhado parcialmente colapsado. Os destroços espalharam-se pelas imediações e atingiram diversos veículos estacionados por ali.

As primeiras suspeitas apontam para uma fuga de gás.

Micheál Martin, primeiro-ministro irlandês, lamentou a “tragédia” e o “mais negro dos dias para Donegal”.

“A população de toda a ilha ficou atordoada e com o mesmo sentimento de choque e de absoluta devastação que a população de Creeslough perante esta trágica perda de vida”, disse o chefe de Governo, num comunicado ao país.

“Quero manifestar os meus sentimentos mais profundos para as suas famílias, amigos, e para toda a comunidade de Creeslough, neste que é mais negro dos dias para Donegal e para todo o país”, acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar