Oceanos

A vida marinha (sobre)vive nas melhores fotografias do oceano

Animais presos em redes de pesca mostram o impacto negativo do ser humano no ecossistema marítimo. Mas no Ocean Photography of the Year também há imagens que mostram o lado mais belo. Os vencedores já são conhecidos.

Primeiro lugar do The Ocean Photographer of the Year: Uma batalha de surfistas com a turbulência submarina criada pela onda em Teahupo'o, que se traduz como 'lugar de caveiras' na Polinésia Francesa. Ben Thouard
Fotogaleria
Primeiro lugar do The Ocean Photographer of the Year: Uma batalha de surfistas com a turbulência submarina criada pela onda em Teahupo'o, que se traduz como 'lugar de caveiras' na Polinésia Francesa. Ben Thouard

Já são conhecidos os 28 vencedores do concurso Ocean Photography of the Year 2022, que este ano teve três novas categorias:  Wildlife Photographer of the Year, Fine Art Photographer of the Year e Human Connection Award: People & Planet Ocean. 

O grande vencedor foi o francês Ben Thouard com a fotografia de um surfista a enfrentar uma grande onda. "Tenho tanto respeito tanto pela onda como pelos surfistas — surfar uma onda tão forte é um enorme desafio", diz o fotógrafo, em comunicado. Esta imagem valeu ao artista o primeiro prémio, tendo sido uma escolha unânime entre os seis juízes do Ocean Photographer of the Year.

Nas restantes fotografias podem ser vistas tartarugas, baleias, pessoas a explorar as profundezas do oceano e os desafios que os animais enfrentam actualmente por causa dos impactos ambientais. O Ocean Photographer of the Year tem uma missão simples: mostrar a beleza do oceano e as ameaças que este enfrenta.

Tal como no ano passado, as imagens irão ser expostas em Londres, na Tower Bridge. A exposição ao ar livre e de acesso gratuito pode ser visitada de 5 de Outubro a 7 de Novembro. Em 2021, foi visitada por mais de um milhão de pessoas.

Segundo lugar do The Ocean Photographer of the Year: Um polvo mostra os seus belos padrões e cores nas Filipinas
Segundo lugar do The Ocean Photographer of the Year: Um polvo mostra os seus belos padrões e cores nas Filipinas Katherine Lu
Terceiro lugar do The Ocean Photographer of the Year: Um corvo-marinho mergulha através de um enorme cardume de peixes, criando uma série de formas que imitam a de um rosto humano, Estados Unidos da América.
Terceiro lugar do The Ocean Photographer of the Year: Um corvo-marinho mergulha através de um enorme cardume de peixes, criando uma série de formas que imitam a de um rosto humano, Estados Unidos da América. Brook Peterson�