Pelo menos 19 mortos e dez desaparecidos em avalanche nos Himalaias

O grupo de alpinistas, composto por 34 estagiários de um instituto local de montanhismo, sete instrutores e uma enfermeira, foi surpreendido por uma avalanche perto do cume do Monte Draupadi ka Danda-II, a uma altitude de 4880 metros no estado de Uttarakhand, no norte da Índia.

Foto
Grupo foi surpreendido por uma avalanche a uma altitude de 4880 metros em Uttarakhand, no norte da Índia Reuters/NAVESH CHITRAKAR

Pelo menos 19 pessoas morreram na terça-feira numa avalanche nos Himalaias indianos e outras dez ainda estão desaparecidas, disseram as autoridades.

O grupo de alpinistas, composto por 34 alunos de um instituto local de montanhismo, sete instrutores e uma enfermeira, foi surpreendido por uma avalanche perto do cume do Monte Draupadi ka Danda-II, a uma altitude de 4880 metros, no estado de Uttarakhand, no norte da Índia.

“Dezanove corpos foram recuperados. Dez pessoas continuam desaparecidas, uma vez que o mau tempo dificultou o resgate”, disse à agência de notícias France-Presse Ridhim Aggarwal, da agência de desastres de Uttarakhand. “As operações de salvamento recomeçaram, mas estão sujeitas às condições meteorológicas”, acrescentou.

A polícia, as autoridades responsáveis por catástrofes e a Força Aérea indiana foram mobilizadas para ajudar nas buscas e já resgataram 32 pessoas.

Perto do local foi montada uma pista de aterragem para helicópteros, a uma altitude de quase 4900 metros, onde foi feita uma aterragem experimental bem-sucedida na manhã de quinta-feira, disse a polícia fronteiriça indo-tibetana.

Sunil Lalwani, um dos alpinistas sobreviventes, disse que os instrutores do grupo conseguiram salvar muitas pessoas.

“Estávamos a 50 a 100 metros do cume com os nossos instrutores à nossa frente, quando de repente uma avalanche nos atingiu e varreu toda a gente. Aconteceu numa questão de segundos e fomos atirados para uma fenda”, afirmou, citado pelo Hindustan Times.

A alpinista veterana Savita Kanswal, uma das isntrutoras, está entre os mortos. No início deste ano, chegou ao cume do Everest e do Monte Makulu, em apenas 16 dias, um recorde feminino.

Em Agosto, o corpo de um alpinista foi encontrado dois meses depois de ter caído numa fenda ao atravessar um glaciar no Himachal Pradesh, outro estado do norte da Índia. E na semana passada, o corpo da famosa alpinista e esquiadora norte-americana Hilaree Nelson foi encontrado nas encostas de Manaslu, uma montanha nepalesa, após ter sido dada como desaparecida no oitavo pico mais alto do mundo.

Faltam estudos para quantificar o impacto das alterações climáticas nos Himalaias, mas os alpinistas têm observado fendas cada vez maiores, água em áreas anteriormente cobertas de neve e um aumento dos lagos glaciares.

Sugerir correcção
Comentar