República, escrevemos o teu nome?

A República enquanto forma de organização política não aparece por criação espontânea. Ela não nos é dada, precisamos de lutar por ela.

Nas paredes das salas de aula em França estão muitas vezes afixados pequenos cartazes com os valores da República francesa: Liberté, Égalité, Fraternité. Este lema representa, segundo as palavras do site oficial da Presidência, “os valores que nos unem como franceses”, pois “como franceses pensamos que cada um de nós nasce livre e igual aos outros. Pensamos também que devemos, durante a nossa vida, demonstrar fraternidade. Estes valores são o nosso orgulho e representam-nos em todo o mundo.” O lema foi escolhido em 1848 durante a II República inspirada pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, cuja primeira frase do primeiro artigo afirma que “Os homens nascem e permanecem livre e iguais em direitos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários