A covid-19 acabou?

Há quem critique o levantamento de restrições. Com todo o respeito por quem assim pensa, permito-me discordar da crítica. Há muito que advogo que o SARS-CoV-2, graças à vacinação, deve passar a ser encarado como mais um vírus respiratório. Mas a decisão agora tomada não deve ser encarada como imutável.

Quase três anos depois de ter mudado radicalmente as nossas vidas, a covid-19 praticamente desapareceu das notícias e do dia a dia da maioria das pessoas. No passado dia 30 de setembro, a pandemia recebeu a sua “estocada final” quando as autoridades portuguesas optaram por não renovar o estado de alerta, do que resultou a abolição do isolamento obrigatório para as pessoas infetadas com SARS-CoV-2, o fim das requisições para testes passadas pela linha SNS24, e o facto de as baixas médicas por covid-19 passarem a ser pagas de forma semelhante às baixas médicas por outras doenças.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários