Haaland sem pena do Copenhaga

Norueguês marca dois no triunfo do Manchester City sobre o campeão dinamarquês. Juventus triunfa sobre Maccabi Haifa e conquista primeiros pontos na Champions.

Foto
Haaland já leva 19 golos na época Reuters/CRAIG BROUGH

Erling Haaland é o mais próximo no futebol actual de um código de batota que dá golos infinitos num videojogo. Já era assim no Molde, no Red Bull Salzburgo e no Borussia Dortmund, e não podia ser de outra maneira no Manchester City. Nesta quarta-feira, o norueguês nem teve de trabalhar muito (só fez meio jogo), mas ainda deu para marcar “apenas” dois golos na goleada da equipa de Guardiola por 5-0 sobre o FC Copenhaga na terceira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.

Foram mais dois para fazer crescer os números impressionantes de Haaland nesta sua primeira época no City. Já vai em 19 golos em 12 jogos, sendo que não marcou em apenas dois e já vai em oito consecutivos sempre a encontrar o caminho da baliza adversária. Nesta terceira jornada de Champions, nem deixou o Copenhaga pensar muito no jogo. Fez o 1-0 logo aos 7’, oportuno a responder a um cruzamento de João Cancelo (que foi titular, tal como Bernardo Silva e Rúben Dias), e o 2-0 aos 32’.

Depois, aos 39’, Kocholava meteu a bola na própria baliza para o 3-0 e, ao intervalo, Guardiola decidiu dar descanso ao norueguês num jogo que teria mais dois golos, de Mahrez (56’) e de Alvarez (77’). A goleada no Etihad consolidou a liderança do City (nove pontos) num grupo em que o Borussia Dortmund também teve um triunfo robusto, por 1-4, na Andaluzia, sobre o Sevilha. O português Raphael Guerreiro abriu a contagem no triunfo dos germânicos, que seguem em segundo do agrupamento, com seis pontos.

No Grupo H, ao mesmo tempo que o Benfica travava o PSG na Luz, a Juventus teve muitas dificuldades para triunfar em casa sobre o Maccabi Haifa por 3-1. Angel di Maria foi a grande figura da “vecchia signora”, com três assistências para os golos de Rabiot (35’ e 83’), Vlahovic (59’), enquanto os israelitas ainda assustaram com um golo de Dean David (75’). Este triunfo deu os primeiros pontos à Juventus, que continua no terceiro lugar do agrupamento.

No Grupo F, André Silva alimentou quase sozinho o primeiro triunfo do RB Leipzig na Champions sobre o Celtic de Glasgow. O internacional português marcou dois e fez uma assistência num jogo em que também houve um golo português para o lado escocês – Jota marcou o golo solitário do Celtic. Em Leipzig, foi a equipa da casa a chegar à vantagem. Depois de ter celebrado um golo de Nkunku aos 18’, que viria a ser anulado por fora-de-jogo detectado pelo VAR, o Leipzig festejou a sério aos 27’, com o avançado francês a fazer o 1-0, com uma assistência de André Silva.

O Celtic reagiu nos primeiros minutos da segunda parte, com Jota a concluir uma jogada de contra-ataque para nivelar o marcador. Mas o empate só subsistiu até aos 64’, quando André Silva marcou o primeiro dos seus dois golos. Aos 77’, fez o seu segundo no jogo e quarto da época. Os germânicos seguem no terceiro lugar do grupo que é liderado de forma confortável pelo Real Madrid, triunfante por 2-1 sobre o Shakhtar Donetsk, com golos de Rodrygo e Vinicius.

Quem também ganhou nova vida na Champions foi o Chelsea, que venceu em Stamford Bridge o AC Milan por 3-0 em jogo a contar para o Grupo E. Desta vez Rafael Leão não valeu ao campeão italiano para dar resposta ao domínio dos “blues”, que marcaram por Fofana (24’), Aubameyang (56’) e James (62’). Foi a primeira vitória dos londrinos esta época, que seguem em segundo, a par dos “rossoneri”, ambos atrás do FC Salzburgo, que venceu (1-0) na Áustria o Dínamo Zagreb.

Sugerir correcção
Comentar