Pesquisar viagens de comboio no Google vai ficar mais fácil

Pesquisar viagens de comboio, unidades de alojamento com certificação de sustentabilidade ou opções de voo com menos emissões de CO2 vai tornar-se mais fácil com as diferentes ferramentas e filtros lançados pela Google.

Foto
Uma das novas funcionalidades torna mais fácil a pesquisa e reserva de viagens de comboio Tiago Lopes (arquivo)

Ainda não estão disponíveis para todos os países nem em todas as línguas, mas fazem parte das alterações mais recentes no poderoso motor de busca para acomodar a procura crescente por opções mais sustentáveis em viagem: pesquisar no Google por viagens de comboio, voos com menos emissões ou alojamento mais ecológico vai passar a ser mais fácil.

Para já, a única funcionalidade que se encontra disponível na versão portuguesa da ferramenta Travel é o novo filtro que permite restringir a pesquisa de unidades hoteleiras àquelas que apresentam “Certificação Eco”. O carimbo, lançado em 2021, já surgia junto dos hotéis com certificação, mas agora é possível utilizá-lo como filtro para limitar a pesquisa a alojamentos mais ecológicos.

Para “melhorar a exactidão destes resultados” a empresa está “agora a trabalhar directamente com organizações” como o norte-americano Green Building Council (responsável pela certificação ecológica de edifícios nos Estados Unidos) e o Global Sustainable Tourism Council (responsável pela gestão das normas globais para o turismo sustentável e pela acreditação das empresas que certificam este segmento do sector) “para começar a importar as suas bases de dados de hotéis certificados”, adianta a Google em comunicado.

De referir que, actualmente, a introdução desta informação é da responsabilidade das próprias unidades de alojamento, sendo que a Google assume não fazer a verificação da mesma para cada hotel.

Também no Travel, mas na secção dedicada a oferta de voos (Google Flights), vai passar a existir um filtro que permite reduzir a pesquisa apenas aos voos “com emissões mais baixas em comparação com a média de viagens semelhantes”.

Esta informação já aparece quando se pesquisam ligações aéreas entre duas cidades em determinada data: para cada opção surge o cálculo de emissões em percentagem face à média, surgindo a verde aquelas que emitirem menos CO2. O filtro, ainda não disponível na versão portuguesa, vai permitir excluir da pesquisa todos os outros voos.

A última novidade surge na pesquisa por viagens de comboio. Para já funciona apenas nas pesquisas em inglês e referentes a viagens num pequeno número de países, incluindo Alemanha, Espanha, Itália e Japão.

Se pesquisar “Madrid to Barcelona Trains”, por exemplo (comboios de Madrid para Barcelona), além dos resultados que habitualmente surgem na primeira página, passa a surgir uma nova secção, com um quadro onde estão listadas todas as opções entre as duas cidades para determinado dia, com horários, duração da viagem e preço, além de um link directo para a companhia ferroviária ou empresa de venda de bilhetes (no exemplo, a Renfe) para facilitar a reserva da viagem.

Esta ferramenta irá expandir-se para mais localizações à medida que a Google estabelece parcerias com as empresas ferroviárias e de reserva de bilhetes. “Também planeamos começar a testar uma funcionalidade semelhante para bilhetes de autocarro num futuro próximo”, adianta ainda o comunicado.

“De acordo com estudos recentes, as pessoas querem fazer escolhas sustentáveis quando viajam, mas muitas vezes não dispõem da informação necessária para o fazer”, aponta a Google. As novas funcionalidades têm como objectivo “ajudar a resolver este problema”.

Sugerir correcção
Comentar