Douglas Kirkland (1934-2022), o fotógrafo das estrelas

A sessão “Um final de tarde com Marilyn Monroe” em 1961 marcou a carreira e a obra deste fotógrafo nascido no Canadá, que se tornaria um dos mais reputados repórteres de Hollywood.

Foto
Douglas Kirkland fotografado em Lisboa Daniel Rocha

Douglas Kirkland tinha apenas 27 anos quando, ao final da tarde de 17 de Novembro de 1961, num quarto de um hotel de Los Angeles, ficou a sós com… Marilyn Monroe (1926-1962). A actriz mandara sair toda a gente, e quis ficar a sós com o jovem que tinha sido enviado pela Look Magazine para mais uma sessão fotográfica. Com o atraso que lhe era já habitual, Marilyn entrou no quarto e deitou-se na cama apenas coberta com um lençol de seda (e umas gotas de Chanel n.º 5). “Ela sabia exactamente o que devia fazer: os movimentos, as mãos, o corpo… Era tudo simplesmente perfeito, e era o mais sexy possível.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar