As novidades na gastronomia de Outono para conhecer de norte a sul

A rentrée é a desculpa perfeita para regressar à cidade com ânimo e marcar um programa gastronómico. De restaurantes asiáticos a clássicos portugueses, eis o que há para descobrir agora.

Foto

O fim das férias não significa, necessariamente, o fim da diversão. Há inúmeras razões para preparar o regresso ao trabalho e às cidades - se for o caso - de forma dinâmica: uma delas é combinar um almoço ou jantar fora de casa, para rever amigos ou simplesmente desfrutar de uma boa refeição pós-férias.

Seja uma churrasqueira - clássico almoço de fim-de-semana? - ou um especialista em cozinha nipónica com conjugações de ingredientes improváveis, da capital portuguesa ao paraíso que é o Sul, existem sugestões imperdíveis para conhecer agora. Vamos a elas?

Tinto & Brasa. Viagem de sabores pela Argentina

O Largo do Rato, em Lisboa, não vive só de tascas lisboetas: inaugurou recentemente o Tinto & Brasa, restaurante com cunho Argentino que faz jus à fama que este país tem: o das carnes. Idealizada pelo casal argentino Emanuel Diaz e Noelia Fuda, a carta do restaurante foca-se em ex-líbris da cozinha deste país da América do Sul, como as empanadas, os queijos fundidos, os chouriços, as morcelas e a herança mestra quanto aos cortes de carne, que se revela em escalopes ou picanhas. A inspiração, na decoração, são os antigos restaurantes típicos argentinos de Buenos Aires, ideia da arquitecta Ana Maria Lopez. E para o Outono está a lançar uma
novíssima ementa de almoço.

Foto
Tinto & Brasa. Vazia Argentina Maria Mattos

Re’tasco. A reinvenção exímia do tasco lisboeta

O maior exemplo de power couple é o de Filipe e Vanessa Marques: o primeiro idealiza a ementa e gere, a segunda pensa os doces servidos no Re’tasco, um remake dum tasco típico português, em Benfica, bairro de forte tradição de restaurantes tradicionais. Para o Outono, o casal pensou em reinterpretar famosos pratos como lombo de bacalhau ou filetes de polvo, mas introduziram outros mais modernos como rabo de boi wagyu ou bebinca goesa (esta, claro, uma sobremesa de comer e chorar por mais). Há uma selecção de mais de 400 vinhos à espera de quem lá vá, por isso as boas razões para ir são de sobra.

Foto
Re'tasco. Rabo de Boi Wagyu Maria Mattos

31 d’Armada. Outono para viver na esplanada

Ao 31 d’Armada, em Alcântara, já chegaram as novidades da nova estação. Com assinatura do chef Tiago Zucarelli em parceria com a empresária Ewa Kubik, os novos pratos prometem proporcionar uma experiência única e totalmente harmonizada com a época. Apaixonado pela comida mediterrânea e especialista em carnes, o chef criou uma ementa em torno das mesmas, com um toque contemporâneo. A esplanada torna-se um spot apetecível para os primeiros dias de Outubro, sobretudo quando os pratos que chegam à mesa são tão apetitosos como arroz de marisco, lingueirão à bulhão pato ou perna de pato confitada. Há opções para todos os apetites.

Foto
31 d'Armada. Arroz de marisco. The Group ArtCom

La Mafia se sienta a la Mesa. Pastas que escondem segredos

Neste restaurante, atipicamente italiano, que já ganhou estatuto de um dos melhores sítios para comer uma pasta com cunho espanhol, celebra-se a chegada de uma nova estação com pratos deliciosos que são para desfrutar o piacere originale dentro de uma recriação de boutique italiana. Situa-se no Parque das Nações e nas Avenidas Novas: a primeira localização dispõe de duas salas privadas como trunfo (as Salas Vitelli e Pranzo), e a segunda abriu este Verão, o que só por si já merece a visita. Os produtos são de qualidade tal praticamente todos são importados de Itália, muitos deles com denominação de origem (D.O.) e indicação geográfica protegida (I.G.P.), dos snacks aos risotos, às pastas e saladas, às pizzas e calzones.

Foto
La Mafia. Óvalo de brandada de bacalhau com caponata e romesco Divulgação

Aos comandos da cozinha de Kapitan Ramen

Quando a clientela se dirige a um restaurante com o intuito de provar um prato que já tem em mente, sabemos que estamos perante um negócio de sucesso. É o caso do Kapitan Ramen, restaurante cujo bestseller da casa é o Naruto Ramen - à base de caldo de osso de porco, feito em 18 horas, acompanhado de chashu de porco, bambú, ovo konoha marinado, cebolinha e milho - que todos correm a provar e também é servido na versão veggie com caldo à base de leite de soja, acompanhado de tofu, kimchi, milho e ovo konoha marinado. Pensado por duas amigas chinesas, Angela Chen Cheng e Yukun Zhang, o mais recente Kapitan Ramen Bar fica na cosmopolita rua Alexandre Herculano, no centro de Lisboa, e conta com 70 lugares para sentar, entre a sala, a esplanada e a barra. Um espaço cool para descobrir com apetite.

Foto
Kapitan Ramen. Naruto Ramen Maria Mattos

Desejos de sushi? Eis o Nozomi Sushi Bar

Há poucos apetites como o de sushi: quando surge, é urgente resolver. Para tal temos o Nozomi Sushi Bar, que comemora o seu segundo aniversário com a chegada de novos cocktails - de Apperol Spritz a margaritas ou saké, as opções são variadas. Instalado em Alcântara, tem a base da cozinha tradicional japonesa, das massas ao sushi em si, tudo com a maior qualidade. E para o Outono as novas combinações da ementa são apetitosas: passando pelo simples, mas reconfortante yakimeshi (arroz com legumes salteados e ovo), até ao Ebi Spice, que é camarão panado, envolto com salmão braseado e sweet chilli - é pedir e experimentar.

Foto
Nozomi Sushi Bar. Ebi Spice Maria Mattos

Uma viagem de novos sabores no Santa

A convite dos sócios Danilo Dantas e Renato Rosconi, o chef Pedro Couto acaba de assumir a cozinha do Santa para levar todos aqueles que os visitam numa viagem de sabores, no restaurante que parece o cenário de um filme da época. Do lombo de novilho às lulas salteadas, passando pelas costeletas de borrego e camarões Tigre, as novidades de autor para o Outono são de agradar a todos os paladares, garante o chef.

Foto
Santa. Bendita Lula Maria Mattos

Ode à sazonalidade. Pizzeria Lucca, Tavola Calda e La Finestra

O Grupo Lucca - nome explícito de uma província de Itália, no noroeste da Toscana - já é uma referência na gastronomia italiana de excelência para comer em território lisboeta. Nos vários restaurantes do grupo - Pizzeria Lucca, Tavola Calda e La Finestra - há elementos que se repetem, tais como a sazonalidade preferencial nos produtos e a origem e qualidade dos mesmos. Os três restaurantes percorrem um pouco o melhor dos sabores de Itália mas não só: para já, destaca-se a novidade do momento, que é uma pizza de figos e presunto, uma combinação deliciosa que aconchega nos primeiros dias de frio, mas é necessário apressar-se para aproveitá-la, pois o fruto escasseia e só retorna no ano que vem na altura do mês de Maio.

Foto
Grupo Lucca. Pizza de Figos e Presunto Maria Mattos

Clássicos que nunca saem de moda: The Old House

No The Old House, o chef Zhi Gang Xie celebra uma nova estação com sugestões que trazem o consagrado picante de Sichuan para o Outono lisboeta. A fim de provar várias coisas, aconselha-se aqui a entrar em modo partilha, seja com a escolha de um pato à Pequim feito num forno especial - a verdadeira especialidade da casa - ou de outros pratos tradicionais da província chinesa, que é o epicentro de uma das oito gastronomias na China. Em 180 lugares, reserve no piso de cima para ter vista para o Tejo, e peça um vinho, já que esta parte da carta também foi pensada para harmonizar a união entre a gastronomia chinesa e portuguesa.

Foto
The Old House. Pato a Pequim Maria Mattos

O Rústico: de nome e de carta gastronómica

Nas mãos do casal Ana, chefe de sala, e Ricardo Santos, também ele o chef do espaço, O Rústico faz-nos neste outono descer até ao Algarve, mais precisamente à praia da Marinha, na Lagoa, para honrar a tradição algarvia e valorizar os produtos regionais do Sul. Além de carnes maturadas, destacam-se aqui pratos de mar com peixe da nossa costa, e com o belíssimo marisco fresco. Para quem aprecia vinho, o restaurante propõe duas sugestões algarvias: o Dona Niza (Arinto), também de Lagoa, um vinho branco salino e fresco, ou o Vale Parra, um tinto de cor violeta e com notas de frutos pretos, compota e chocolate.

Foto
O Rústico. Fettuccine de Frutos do Mar Maria Mattos

Kame Sushi Bar: santuário do sushi algarvio

As primeiras a chegar à mesa são as entradas: no Kame Sushi Bar, situado em plena Praia da Rocha, em Portimão, servem-se quentinhas e crocantes, como é o caso do tempura ebi. Num ambiente natural e relaxante pensado pelo empresário Rúben Costa, o Kame Sushi Bar proporciona uma viagem sensorial pelos sabores do Oriente, e ao todo há 10 pratos novos a chegar. Entre eles, neste Outono, fique de olhos nos tacos de chu-toro (barriga do atum), que é uma parte nobre do atum, mas também no wagyu japonês, que vai parar ao interior dos baos e dos pregos.

Foto
Kame Sushi Bar. Tempura Ebi Maria Mattos

Desejos de hambúrgueres: Burger Ranch Lagoa

Por mais elaborado que seja um bife no prato, há dias em que nada sabe melhor que um hambúrguer no pão recheado de ingredientes e condimentos deliciosos. Entre a praia de Benagil e da Marinha está o novo Burger Ranch Lagoa, do empresário Rúben Costa, que privilegia os ingredientes nacionais e aposta num conceito rústico numa zona turística como o Algarve. Em destaque, neste Outono, está o hambúrguer gigante, para grandes apetites e para comer a acompanhar as indispensáveis batatas fritas estaladiças e viciantes.

Foto
Burger Ranch Lagoa. Burger Gigante Maria Mattos

Amanti di Pizza e Pasta. Noites italianas

Aberto há um ano em Portimão, e focado em pizzas e pastas, o Amanti di Pizza e Pasta tem vários bestsellers que já são uma referência incontornável neste italiano com 240 lugares disponíveis para sentar. Entre eles, o risotto al funghi, o risotto de carabinero, o linguini nero ou o spaghetti especial Amanti. O Outono à algarvia neste restaurante é aconchegante e prima pela elevada simpatia do staff e do atendimento, a juntar a uma escolha de ingredientes criteriosa que passa pela regionalidade e pela frescura do Sul.

Foto
Amanti di Pizza e Pasta. Spaghetti a Carbonara Maria Mattos

Churrasqueira do Vau. De Segunda-feira a Domingo

O conceito de franguinho no churrasco ultrapassa em muito a ideia de almoço ao domingo de Outono. A dois passos da praia do Vau, em Portimão, este frango grelhado no carvão já tem fama por todo o Algarve, e foi o primeiro restaurante aberto pelo empresário algarvio Rúben Costa, que está no ramo da restauração há 20 anos. Nas entradas há as tipicamente portuguesas como o queijo de cabra e o chouriço no assador, e os frangos acompanham batatas fritas, saladas ou arroz (ou tudo isso, claro). Há espaço para sobremesas tradicionais como a baba de camelo ou o doce da casa.

Foto
Churrasqueira do Vau. Frango de churrasco Maria Mattos

Churrasqueira de Monte Gordo: grelhados no carvão para repetir

Nem todos os sítios sabem fazer bom churrasco, e disso é exemplo a Churrasqueira de Monte Gordo, restaurante recente na localidade. É um projecto de Rúben da Costa e Sérgio Piscarreta, que se focaram em ter uma matéria-prima de qualidade confeccionada da forma mais apetitosa possível: o frango assado e o piano, que é uma costela de porco grelhada servida com molho barbecue, ao estilo americano. O segredo está na grelha e no molho, mas também nos acompanhamentos, que são salada mista, só com tomate ou alface, um arroz basmati temperado com alho e azeite, e batata frita caseira. De comer e pedir para repetir.

Foto
Churrasqueira de Monte Gordo. Piano Maria Mattos
Sugerir correcção
Ler 2 comentários