Segunda na TV: A Vida Invisível, o Grande C e novas informações sobre Tchernobil

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
A Vida Invisível passa na RTP2 DR

CINEMA

Super-Homem
Hollywood, 21h30

A aventura de 1978, realizada por Richard Donner e protagonizada por Christopher Reeve, abre o especial Super Segundas, que fica em cartaz semanalmente, até dia 24, com todos os quatro filmes em que o malogrado actor usou a capa do super-herói nascido nas vinhetas da DC Comics.

A Vida Invisível
RTP2, 23h45

Rio de Janeiro, década de 1950. As irmãs Eurídice e Guida têm uma relação de grande proximidade. Vivem com os pais, dois portugueses tradicionalistas que pouco ou nada compreendem as necessidades delas. Um dia, farta de se sentir reprimida, Guida foge de casa. Eurídice, apesar de destroçada, dedica-se ao sonho de se tornar pianista. E os anos vão passando.

Carol Duarte e Julia Stockler protagonizam este melodrama tropical de Karim Aïnouz, que adapta A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha. Flávia Gusmão, António Fonseca e Gregório Duvivier também entram no elenco. Entre outros galardões, o filme ganhou o Un Certain Regard, em Cannes.

Personal Shopper
AMC, 23h56

Kristen Stewart, Benjamin Biolay, Lars Eidinger e Sigrid Bouaziz dão vida às personagens deste thriller psicológico escrito e realizado por Olivier Assayas, que lhe valeu o prémio de melhor realizador em Cannes. ​

Maureen Cartwright é uma personal shopper americana a viver em Paris. A sua função é percorrer as lojas em busca de roupas e adereços que agradem a Kyra, uma sofisticada e intransigente supermodelo alemã. Ainda em luto pela morte do irmão gémeo, com quem toda a vida partilhou capacidades mediúnicas, ela esforça-se por comunicar com ele de todos os modos possíveis. É então que começa a receber mensagens estranhas de um número desconhecido.

SÉRIES

O Grande C
AXN White, 20h25

Oportunidade para rever, da primeira à quarta temporada, a comédia dramática que acompanha Cathy Jamison (Laura Linney, premiada com um Globo de Ouro) a partir do momento em que é diagnosticada com cancro. Até então uma professora, esposa e mãe reservada, a viver a típica rotina dos subúrbios, adopta uma nova postura que a leva a expressar-se mais e a encarar com humor cada momento do quotidiano.

Os episódios são emitidos de segunda a sexta, em dose dupla. A reposição está integrada no relançamento da campanha de prevenção e luta contra o cancro da mama Luta Rosa, Pensa Rosa, que marca a programação do canal ao longo deste mês.

Alex Hugo
Fox Crime, 22h

Estreia da sétima temporada da série policial francesa centrada em Alex Hugo (Samuel Le Bihan), um agente que troca o dia-a-dia da violenta Marselha pela suposta calmaria de uma brigada rural nos Alpes. Esta leva de episódios, debitada à segunda, abre com Hugo a salvar uma jovem mulher que tentava tirar a própria vida depois de ter sido vítima de violação.

DOCUMENTÁRIO

Tchernobil: As Novas Provas
RTP1, 22h54

O acidente nuclear de 26 de Abril de 1986 é analisado a partir de informações recentes, extraídas de centenas de documentos do KGB tornados públicos. Uma delas é a preocupação com a segurança da central, manifestada desde a altura da construção. Outra é o esforço soviético por manter o sigilo. Mas também há apontamentos e testemunhos de gestos de coragem que podem ter impedido um desastre ainda maior. O documentário desenvolve-se em duas partes: hoje, vai para o ar Estado Crítico; para a semana, Repercussões.

MAGAZINE

Visita Guiada
RTP2, 22h52

É na Incrível Almadense que prossegue a 12.ª temporada do premiado programa de Paula Moura Pinheiro. O passeio é pela “história emocionante de solidariedade, esforço e disciplina” da associação que foi fundada em 1848 e que contribuiu para a formação da população em áreas como desporto, cultura ou educação, sem esquecer o papel na alfabetização de adultos.

Como sempre, a palavra é dada a quem a viveu ou conhece por dentro: Eugénia Viana, membro do conselho consultivo; a historiadora Ângela Luzia, do Museu de Almada - Casa da Cidade; e Francisco Gonçalves, que tem “92 anos de vida e mais de 80 de ‘Incrível’”, nota a RTP.

Sugerir correcção
Comentar