Os maiores desastres dos últimos 40 anos em estádios de futebol

É um dos piores incidentes da registados na história do futebol: 125 pessoas morreram na Indonésia depois de uma debandada. Mas não foi o primeiro. Estes são alguns dos que aconteceram nos últimos 40 anos.

Foto
Os confrontos no jogo entre o Arema FC e o Persebaya Surabaya Reuters/STRINGER

O desastre que aconteceu este sábado à noite num estádio na Indonésia foi um dos piores incidentes registados num evento desportivo. Aqui ficam alguns desastres em estádios de futebol nos últimos 40 anos.

Outubro de 2022, Indonésia

Pelo menos 125 pessoas morreram e mais de 320 ficaram feridas num jogo de futebol na ilha de Java, entre o Arema FC e Persebaya Surabaya, segundo as autoridades. Adeptos do Arema FC invadiram o campo do estádio Kanjuruhan, em Malang, depois de uma derrota por 3-2. A polícia lançou gás lacrimogéneo, o que deu origem a uma debandada, provocando mortes por asfixia.

Foto
Pelo menos 125 pessoas morreram e 323 ficaram feridas Reuters

Janeiro de 2022, Camarões

Pelo menos oito pessoas morreram e 38 ficaram feridas numa debandada no estádio Olembe, em Yaoundé, antes do jogo contra as Comores, nos oitavos-de-final da Taça das Nações Africanas.

Fevereiro de 2012, Egipto

Pelo menos 73 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas no final de um jogo entre os rivais Al-Masry e Al-Ahly, em Port Said. A liga egípcia foi suspensa por dois anos.

Março de 2009, Costa do Marfim

Pelo menos 19 pessoas foram mortas numa debandada no estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, antes de uma qualificação para o Mundial, contra o Malawi.

Maio de 2001, Gana

Pelo menos 126 pessoas morreram numa debandada no principal estádio de Acra, depois de a polícia ter lançado gás lacrimogéneo contra adeptos. É um dos principais desastres relacionados com futebol em África.

Abril de 2001, África do Sul

Pelo menos 43 pessoas morreram esmagadas quando adeptos tentaram forçar a entrada no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, a meio de um importante jogo da liga sul-africana.

Outubro de 1996, Guatemala

Mais de 82 pessoas morreram e pelo menos 147 ficaram feridas quando uma avalanche de adeptos caiu das bancadas e de um lanço de escadas num jogo de qualificação para o Mundial, entre o Guatemala e a Costa Rica.

Maio de 1992, França

Uma bancada no estádio Estádio Armand-Cesari, em Bastia, colapsou antes de um jogo da Taça de França contra o Marselha, provocando a morte de 18 pessoas e ferindo mais de 2300.

No ano passado, o parlamento francês decretou uma lei que impedia que jogos profissionais acontecessem no país no dia 5 de Maio, em memória das vítimas.

Janeiro de 1991, África do Sul

42 pessoas morreram numa debandada durante um jogo de pré-época entre os Kaizer Chiefs e Orlando Pirates, no estádio Oppenheimer. Um adepto dos Pirates atacou um adversário com uma faca.

Abril de 1989, Grã-Bretanha

96 adeptos do Liverpool foram esmagados contra uma rede no estádio de Hillsborough, em Sheffield, num jogo da Taça de Inglaterra, entre Liverpool e Nottingham Forest.

Uma das vítimas morreu em Junho último, 32 anos depois de ter sofrido lesões cerebrais irreversíveis.

Março de 1988, Nepal

Uma debandada em direcção a saídas fechadas durante uma tempestade de granizo provocou a morte de 90 adeptos, que assistiam a um jogo no estádio nacional do Nepal.

Maio de 1985, Bélgica

39 adeptos morreram e mais de 600 ficaram feridos num episódio de violência antes de um jogo da Liga Europa entre a Juventus e o Liverpool no estádio Heysel.

Maio de 1985, Grã-Bretanha

Pelo menos 56 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas devido a um incêndio nas bancadas do estádio Valley Parade, em Bradford, durante um jogo da terceira divisão frente ao Lincoln City.

Outubro de 1982, Rússia

Adeptos foram esmagados ao abandonar um jogo da UEFA entre o Spartak Moscovo e a equipa holandesa HFC Harleem, no estádio Luzhniki, em Moscovo.

As autoridades da antiga União Soviética não reconheceram a tragédia durante anos. Quando o fizeram, disseram que teriam ocorrido 66 mortes, um número muito inferior a outras estimativas.

Sugerir correcção
Comentar