Costa muda de ideias e participa no 5 de Outubro

Ao contrário do que chegou a ser confirmado pelo seu gabinete, o primeiro-ministro estará presente na cerimónia da implantação da República.

Foto
Primeiro-ministro, António Costa LUSA/MÁRIO CRUZ

António Costa irá, afinal, marcar presença na cerimónia oficial do próximo 5 de Outubro. Isto apesar de ter sido noticiado pelo Observador, e depois confirmado pelo PÚBLICO junto do gabinete do primeiro-ministro, que devido a “razões pessoais” o líder do executivo socialista não poderia estar presente. O PÚBLICO sabe que Costa conseguirá conciliar a cerimónia com o respectivo compromisso pessoal​.

Como é habitual, a cerimónia realiza-se na Câmara Municipal de Lisboa e contará com discursos do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e do próprio presidente da autarquia Carlos Moedas, que fará o seu primeiro discurso num 5 de Outubro, após ter sido eleito nas eleições locais do ano passado.

No que toca ao primeiro-ministro, António Costa não participou no último 10 de Junho, ausência então justificada “por motivos de saúde”. Por outro lado, Costa falhou apenas uma vez a celebração do 5 de Outubro desde que é chefe de Governo. Em 2019 não participou na cerimónia devido ao facto de haver eleições legislativas no dia seguinte e de, portanto, o 5 de Outubro ter sido também dia de reflexão.

Na altura em que estava prevista a não participação do primeiro-ministro no 5 de Outubro, caberia à ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, substituí-lo. Nos dois últimos períodos de férias de Verão do líder do executivo, Vieira da Silva assumiu as funções de primeira-ministra em exercício, presidindo às reuniões do Conselho de Ministros.

Notícia actualizada com a informação de que afinal o primeiro-ministro estará no próximo 5 de Outubro

Sugerir correcção
Ler 18 comentários