Os 200 anos de uma Constituição inspiradora

A Constituição de 1822 é uma referência para todos os que valorizam o Estado de Direito, em que os direitos fundamentais, a separação de poderes e a representação política prevalecem sobre a tirania, qualquer tirania – até a tirania da maioria.

Foto
Cortes Constituintes, retratadas por Veloso Salgado na sala das sessões da Assembleia da República DR

A primeira Constituição portuguesa foi aprovada há 200 anos pelas Cortes Constituintes. Não por acaso, pela mão de Veloso Salgado, elas estão retratadas na sala das sessões da Assembleia da República, aguçando a imaginação de várias gerações de legisladores. A Constituição de 1822, corolário da Revolução liberal de 1820, é um marco fundamental da história da liberdade e da democracia. Um marco que diz respeito a todas as cidadãs e a todos os cidadãos e que, em especial, deve ser lembrado por todos os que se dedicam à causa pública.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários