Há novas moedas no Reino Unido com o rei Carlos III na face

O rei aprovou pessoalmente o retrato oficial, que o mostra de perfil, voltado para a esquerda, tendo sido o trabalho realizado por um escultor britânico.

Foto
A nova imagem aparecerá em moedas de 50 centavos de libra EPA/TOM HARRISON HANDOUT

As primeiras moedas britânicas a apresentar a imagem do rei Carlos III foram reveladas pela Casa da Moeda Real, com o retrato do novo monarca virado na direcção oposta à da mãe, a rainha Isabel, de acordo com a tradição.

A nova imagem aparecerá em moedas de 50 centavos de libra (57 cêntimos de euro), que começarão a circular nos próximos meses, e também numa moeda comemorativa de cinco libras (5,70€), que também apresenta dois novos retratos de Isabel no seu reverso.

Desde que a monarquia foi restaurada em 1660, após os dez anos da república de Oliver Cromwell, tornou-se tradição que o monarca fosse retratado nas moedas na direcção oposta ao seu antecessor.

O rei aprovou pessoalmente o retrato oficial, que o mostra de perfil, voltado para a esquerda, tendo sido o trabalho realizado pelo escultor britânico Martin Jennings. A imagem é rodeada por uma inscrição em latim que se traduz como “Rei Carlos III, pela Graça de Deus, Defensor da Fé”.

“O retrato foi esculpido a partir de uma fotografia do rei e foi inspirado pelas efígies icónicas que agraciaram as moedas britânicas ao longo dos séculos”, disse Jennings. “É a obra mais pequena que criei, mas é com humildade que sei que será vista e mantida por pessoas de todo o mundo durante séculos.”

REUTERS/Phil Noble
EPA/TOM HARRISON
EPA/TOM HARRISON
EPA/TOM HARRISON
EPA/TOM HARRISON
REUTERS/Dado Ruvic
Fotogaleria
REUTERS/Phil Noble

A rainha Isabel II morreu a 8 de Setembro, aos 96 anos e depois de 70 anos no trono. Cerca de 27 mil milhões de moedas com a sua imagem estão em circulação e assim continuarão, já que a sua eliminação será gradual.

Sugerir correcção
Comentar