Zoo de Lisboa celebra nascimento de uma cria de espécie extinta na natureza

Jardim Zoológico de Lisboa apresenta a nova cria de órix-de-cimitarra, espécie classificada desde 2000 como “extinta na natureza”, no Dia Mundial do Animal. Para celebrar, há passatempo e várias iniciativas.

passeios,jardim-zoologico-lisboa,animais,fugas,lisboa,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Cria de órix-de-cimitarra nasceu no Jardim Zoológico de Lisboa DR
passeios,jardim-zoologico-lisboa,animais,fugas,lisboa,conservacao-natureza,
Fotogaleria
Cria de órix-de-cimitarra nasceu no Jardim Zoológico de Lisboa DR

No Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de Outubro, o Jardim Zoológico de Lisboa vai apresentar ao público a mais recente cria de órix-de-cimitarra (Oryx dammah) que nasceu no zoo português. O nascimento é particularmente “especial” por se tratar de uma espécie classificada desde 2000 como “Extinta na Natureza” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

De acordo com o Zoo de Lisboa, “a caça, a seca e a desertificação das zonas áridas e desertas do Norte de África” são as “principais ameaças à sobrevivência” da espécie, existindo um esforço concertado entre diferentes entidades para recuperar o órix-de-cimitarra, através de medidas como “a reprodução sob cuidado humano, a recuperação do habitat natural e a reintrodução organizada de manadas”, enumera em comunicado.

Através do Fundo de Conservação, o Jardim Zoológico de Lisboa “apoia, entre outros, o projecto de reintrodução do órix-de-cimitarra em parques naturais do Norte de África”, detalha a nota de imprensa.

Foto
Cria de órix-de-cimitarra nasceu no Jardim Zoológico de Lisboa DR

Para celebrar este nascimento “tão importante” e o Dia Mundial do Animal, foi lançado um passatempo para “oferecer cinco convites duplos”. Para participar, é necessário seguir a página oficial do Zoo de Lisboa no Instagram, identificar três amigos na publicação do passatempo e partilhá-la nas Stories. O passatempo termina às 18h do dia 3 de Outubro, os vencedores são divulgados no dia 4 e os bilhetes podem ser utilizados a partir de 5 de Outubro e até ao final do ano.

Além do passatempo, estão programadas diversas actividades nos próximos dias. Este fim-de-semana, dias 1 e 2 de Outubro, vão decorrer várias Animal Talks das 10h às 16h, dedicadas às “mais interessantes curiosidades sobre os habitantes do zoo, entre eles, esta mais recente cria”. Haverá também Conversas com o apicultor e um “conjunto de actividades pautadas de muita ciência”.

No sábado, está ainda agendado o lançamento do livro Uma aventura no arco-íris, de Liliana Brito: entre as 15h e as 17h, no coreto do zoo, na zona de acesso livre, conta-se “uma aventura mágica para descobrir o que existe no fim do arco-íris”.

Já no dia 4, o Jardim Zoológico de Lisboa desafia escolas e famílias a entrar numa visita online gratuita, através do Youtube, a partir das 11h. Durante cerca de 45 minutos, a viagem vai “da savana africana às florestas tropicais do Sudoeste Asiático, passando pelos desertos do Norte de África para observar a mais recente cria” do zoo.

Sugerir correcção
Comentar