Sabe como escolher a ração ideal para o seu animal de estimação?

Húmida ou seca? Que ingredientes deve ter? Qual a dosagem diária certa? E onde comprar? Se está farto/a de procurar a alimentação mais adequada para o seu cão e gato, não precisa de perder mais tempo: a Worten tem a solução.

Foto

Quem tem um cão ou um gato sabe a companhia que estes animais nos podem fazer. São, muitas vezes, considerados como elementos da família, e, por isso, merecem todos os mimos e atenções. Incluindo nas horas das refeições. Sabia que o seu pequeno patudo deve ter uma alimentação adequada às necessidades? E que uma correcta nutrição do seu cão ou gato é tão importante como a vacinação ou a desparasitação?

Neste artigo, com o contributo da médica veterinária Beatriz Costa, da Clínica Veterinária Língua de Gato, no Porto, damos-lhe uma ajuda na escolha da ração ideal para o seu companheiro de quatro patas.

A importância do alimento certo

Seja a ração ou uns meros biscoitos para cão ou o tipo de comida para gato, há algo que é essencial: que se adeque ao seu animal de estimação. Só desta forma vai conseguir promover o bem-estar do seu patudo, evitando algumas doenças, como as ortopédicas, respiratórias, cardíacas, reprodutivas, hepáticas ou até as endócrinas. Dar ao seu animal uma alimentação nutritiva e equilibrada é, assim, essencial. Como explica a veterinária Beatriz Costa, “todos os nutrientes são importantes”:

  • As proteínas, “cujas fontes mais comuns são a carne (frango, borrego, pato ou javali) e o peixe (salmão, sardinha ou atum), fornecem os aminoácidos essenciais, nutrientes que o próprio organismo do animal não consegue sintetizar sozinho, mas que são fundamentais para o seu funcionamento”;
  • Os lípidos, “comummente apelidados de ‘gorduras’, fontes de ómega-3 e ómega-6 (óleo de salmão, óleo de soja ou sementes de girassol)”;
  • Os hidratos de carbono, como a batata, a quinoa, o arroz ou o trigo, “importantes no fornecimento de energia e fibra, mas que não devem existir em quantidade excessiva, de modo a evitar o aumento do peso corporal dos animais”;
  • As fontes ricas em minerais e vitaminas, “como é o caso dos legumes (cenoura, abóbora ou brócolos) e das frutas (banana, maçã, mirtilos ou romã)”.

Cães e gatos devem, assim, ter uma alimentação diversificada. Porém, lembre-se de que eles não são uma pessoa, logo não vão ter as mesmas necessidades que as suas. Por exemplo, a “ideia de que os animais devem, tal como nós, ter uma dieta variada não é correcta. Cães e gatos têm as suas preferências por sabor, textura, entre outros, mas assim que percebermos qual a dieta de que gosta mais e garantamos que é nutricionalmente equilibrada, é aconselhado manter o mesmo tipo de dieta”, explica a médica veterinária. É que ao contrário de nós, humanos, uma “constante variação entre dietas pode alterar a flora intestinal dos animais e causar problemas gastrointestinais, como vómitos e diarreia”. Claro que, por vezes, seja por motivos de saúde ou de inapetência do animal, é necessário mudar-lhe a alimentação. Nestes casos, a veterinária recomenda que haja uma “transição gradual (cerca de uma semana) entre dietas”.

Os vários tipos de comida

Procurar o alimento certo para o seu cão ou gato pode nem sempre ser fácil, dado que, cada vez mais, surgem no mercado marcas e diferentes tipos de alimento. Sabe qual é a diferença entre uma dieta seca e uma dieta húmida? E já ouviu falar do mixfeeding? A especialista responde: “A dieta seca é o tipo de alimentação mais prático. Pode apresentar vários sabores, formas e tamanhos de embalagem, e acaba por ser mais económica e de maior tempo de conservação do que a dieta húmida. Contudo, a dieta húmida apresenta também vantagens: é mais palatável para a maioria dos animais e apresenta maior teor em água, nutriente essencial à vida. É, portanto, aconselhada no caso de animais doentes e/ou com perda de apetite. O mixfeeding consiste numa alimentação à base de dieta seca e húmida.” Assim, saber qual o melhor tipo de alimento para o seu cão ou gato vai depender das necessidades fisiológicas e do gosto de cada animal.

Comprar a ração: o que ter em conta

Afinal, o que deve ter em conta no momento da compra do alimento para o seu cão ou gato? Uma multiplicidade de factores:

  • Espécie: Todos os animais têm necessidades nutricionais específicas. Assim, o tipo de alimento de um cão vai ser diferente da alimentação de um gato;
  • Idade: “Animais jovens apresentam uma necessidade calórica superior à de animais adultos”, explica a veterinária Beatriz Costa. Do mesmo modo, têm “diferentes necessidades de cálcio, fósforo, proteínas, entre outros nutrientes, com vista no ideal crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular”, adianta. Assim, a alimentação de um cachorro vai ser distinta da de um cão adulto, e o mesmo acontece com os gatos;
  • Raça: A raça do animal é um factor a ter em conta no momento de comprar o alimento, pois a raça vai ditar o tamanho que o animal atingirá na fase adulta. É por isso que é comum ver-se à venda alimentos específicos para determinada raça de cão ou de gato. “Por exemplo, um animal maior precisará de um grão/croquete de alimento maior para que mastigue apropriadamente em vez de simplesmente engolir o alimento. Tal vai facilitar a sua digestão. Cães de grande porte, por norma, mantêm a dieta júnior até mais tarde do que cães de menor porte, dado que atingem a totalidade do seu desenvolvimento físico mais tarde”, exemplifica Beatriz Costa;
  • Saber se é esterilizado: À partida, pode parecer indiferente, mas a verdade é que a dieta de um gato ou cão que esteja esterilizado deve ser diferente daquele que não o é. “Animais esterilizados não devem ter uma dieta tão calórica, dada a predisposição para o aumento de peso corporal”, explica a veterinária;
  • Estado de saúde: Saber se o animal tem algum tipo de doença é essencial na escolha do alimento, pois existem “dietas veterinárias especializadas para certas patologias, como por exemplo, diabetes, insuficiência renal ou alergias alimentares”, refere Beatriz Costa.

Na dose certa…

Encontrada a ração ideal para o seu animal, é importante que não abuse na dose que lhe oferece, só porque o seu gato não consegue deixar de se lamber por aquela comida húmida ou porque o seu cão adora determinada ração, que é uma explosão de sabores. Na verdade, a ingestão de calorias que um animal deve fazer deve ser proporcional à sua actividade física, de modo a que tenha a energia necessária para o dia-a-dia, mas sem que venha a sofrer excesso de peso ou obesidade — o que pode condicionar a média de vida do animal.

Foto

Para saber qual a dose certa de alimento que deve disponibilizar ao seu cão ou gato, leia atentamente o verso da embalagem da ração. Basicamente, vai depender da idade, peso e estilo de vida do mesmo. Contudo, a médica veterinária deixa o alerta: “É de salientar que deve ser administrada a quantidade para o peso ideal do animal: se o seu gato ou cão apresentar excesso de peso, não devemos olhar para os gramas a administrar em função do peso actual, mas sim do peso ideal; daí a necessidade de consultar um veterinário, de forma a saber qual o regime alimentar ideal para o seu animal.”

…no sítio certo

Seja aquela ração difícil de encontrar, seja a ração para Chihuahuas ou a comida húmida que o seu gato adora, há um sítio onde encontra o alimento que procura para o seu animal de estimação: a Worten. Aqui, encontra mais de 3 mil rações diferentes e todas a um preço competitivo. E o melhor de tudo é que pode comprar sem sair de casa, evitando ter de carregar aquela saca pesada de ração. Basta ir a worten.pt, seleccionar o alimento preferido do seu animal e pedir para receber em casa. Ou pode aproveitar, e quando for passear o cão, encomenda online e levanta na loja.

Advertisement

Sugerir correcção
Comentar