Prémios Iris: a silhueta de uma gineta, o sol no "paraíso" Madeira e as árvores secretas do Gerês

João Ferreira foi o autor da fotografia vencedora da categoria Vida Selvagem. As fotografias de Cândido Moisés (Paisagem Natural) e de Luís Afonso (Parque Nacional da Peneda-Gerês) também ficaram em primeiro lugar nas respectivas categorias.

Vencedor (Vida Selvagem) João Ferreira
Fotogaleria
Vencedor (Vida Selvagem) João Ferreira

A gineta (nome pelo qual é habitualmente conhecida a Genetta genetta) parece um gato de focinho afunilado, orelhas grandes, patas pequenas e uma cauda larga, comprida e anelada. João Ferreira conhece bem este animal (da família dos viverrídeos) de uma quinta abandonada nos arredores de Braga onde, aos poucos, o fotógrafo tem vindo a desenvolver um projecto sobre a natureza que foi tomando conta da propriedade, que se foi assilvestrando. "Passo lá muito tempo. Habituei-me a conhecer os animais", diz à Fugas o autor da fotografia vencedora da categoria Vida Selvagem da segunda edição do concurso Iris – Festival de Imagem de Natureza do Gerês.

Esta fotografia da "elegante silhueta" da gineta foi conseguida graças a um plano engendrado por João Ferreira, 35 anos, há sete anos ligado à fotografia. Por ser um animal essencialmente noctívago, o fotógrafo montou uma tela retroiluminada no interior de uma ruína, "desenhando" um cenário por onde poderia vaguear a "modelo". O disparo foi depois accionado por um sensor de movimento e um gel azul dá o tom à composição de onde pendem heras das vigas da estrutura abandonada. "Foi mais o trabalho de imaginação. Depois, foi só esperar que ela caísse na 'armadilha'", comenta João Ferreira a propósito do instante, entretanto partilhado na sua conta de Instagram.

Mais do que o prémio de 450 euros, João Ferreira congratula-se por poder ter a sua fotografia ao lado das de fotógrafos cujo trabalho se habituou a admirar e que servem de inspiração às suas explorações fotográficas.

Na categoria Parque Nacional da Peneda-Gerês o vencedor foi Luís Afonso graças a uma fotografia da sua série A Vida Secreta das Árvores, esta em Vilarinho das Furnas. "É muito especial porque foi feita numa das primeiras saídas exclusivamente para fotografar no Parque Nacional", explica o autor à Fugas. Já lá vai há mais de uma década. "Encontrei estas árvores mortas na margem da albufeira do Rio Homem, causada pela barragem de Vilarinho das Furnas, e decidi voltar ao nascer do sol do dia seguinte", recorda Luís Afonso. Foi a primeira vez e das poucas que usou um filtro de densidade neutra de dez stops. "Mas isso fez com que o rio se tornasse num lago calmo e sereno, o leito perfeito para umas árvores há muito mortas... Costuma-se dizer que as árvores morrem em pé e aqui isso sente-se claramente. O contraste do azulado da manhã com a luz quente dos primeiros raios de sol que pintam de laranja os cumes da serra Amarela empresta alguma estética a esta imagem.​" Para Luís Afonso, a imagem representa "o nunca desistir" e "o acreditar em algo que nos representa".

Na categoria Paisagem Natural, o prémio foi entregue a Cândido Moisés por uma fotografia captada na ilha da Madeira, num fim de tarde de uma viagem fotográfica na companhia de Mário Cunha. Tudo aconteceu junto à Ponta de São Lourenço. "Só deu tempo de sairmos do carro a correr", conta à Fugas Cândido Moisés, gestor de projecto da Vodafone que se dedica à fotografia "mais a sério" há um ano e meio. "Fizemos campismo em vários pontos da ilha, o que nos permitiu ter condições de luz invulgares." A Madeira, observa, "é o paraíso da fotografia", graças ao seu "clima dinâmico". "Facilmente estamos acima das nuvens. É o cenário ideal".

O fotógrafo deixa uma palavra especial para o festival de fotografia do Gerês e para outros do género, essenciais na "motivação", na "partilha de experiências" e sobretudo no factor "comunidade", que cresce de ano para ano. "Todos crescemos melhor juntos".

Segundo lugar (Vida Selvagem)
Segundo lugar (Vida Selvagem) Ricardo Lourenço
Terceiro lugar (Vida Selvagem)
Terceiro lugar (Vida Selvagem) Jacinto Policarpo
 Menção Honrosa (Vida Selvagem)
Menção Honrosa (Vida Selvagem) Luís Afonso
Vencedor (Paisagem Natural)
Vencedor (Paisagem Natural) Cândido Moisés
Segundo lugar  (Paisagem Natural)
Segundo lugar (Paisagem Natural) Jorge Almeida
Terceiro Lugar (Paisagem Natural)
Terceiro Lugar (Paisagem Natural) DAVID FRUTOS EGEA
Menção Honrosa (Paisagem Natural)
Menção Honrosa (Paisagem Natural) Antonio Fernandez
Vencedor (Parque Nacional da Peneda-Gerês)
Vencedor (Parque Nacional da Peneda-Gerês) Luís Afonso
Segundo lugar (Parque Nacional da Peneda-Gerês)
Segundo lugar (Parque Nacional da Peneda-Gerês) Tiago Mateus
Terceiro Lugar (Parque Nacional da Peneda-Gerês)
Terceiro Lugar (Parque Nacional da Peneda-Gerês) Jorge Costa
Menção Honrosa (Parque Nacional da Peneda-Gerês)
Menção Honrosa (Parque Nacional da Peneda-Gerês) Ricardo Amorim