MAI diz que bombeiros vão cumprir, apesar de discordarem de nova estrutura da proteção civil

A Liga dos Bombeiros Portugueses não aceita integrar esta nova estrutura da ANEPC, baseada nas comunidades intermunicipais, alegando que os bombeiros estão organizados e trabalham a nível distrital.

Foto
José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna ANTÓNIO COTRIM

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, desvalorizou este domingo a discordância da Liga dos Bombeiros quanto à integração destes operacionais na nova estrutura da protecção civil, considerando que os bombeiros irão cumprir a lei em vigor.

O ministro reagia a declarações do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, que no sábado, à margem da reunião extraordinária do conselho nacional da LBP, recordou que, neste momento, os bombeiros “não se sentem confortáveis com a integração da nova estrutura da protecção civil, com os seus comandos sub-regionais, rejeitam integrar essa situação e têm a sua própria organização operacional”, querendo manter-se como estão actualmente.

Em declarações aos jornalistas, em Gondomar, o ministro salientou hoje que a LBP já afirmou no passado que discorda deste novo modelo de organização da protecção civil, mas cumprirá a lei que está em vigor.

“A Liga dos Bombeiros diz que não concordou com o modelo já no passado. O que disse foi que, em função da decisão tomada pelo Governo, cumprirá aqueles que são os seus deveres do ponto de vista do cumprimento da lei de protecção civil que está em vigor. E é a essa lei que todos têm de subordinar a sua vontade”, afirmou.

Na reunião extraordinária do conselho nacional da LBP, foi aprovada a criação de zonas e sectores operacionais de bombeiros, prevendo-se que as federações, no prazo de 15 dias, apresentem ao conselho executivo da Liga uma proposta de metodologia de organização das zonas e dos sectores operacionais.

José Luís Carneiro destacou que uma coisa é esta organização dos bombeiros e das associações humanitárias e outra coisa é a sua integração na estrutura da protecção civil.

“Uma coisa tem a ver com a estrutura nacional da protecção civil, que tem um comando, que tem comandos regionais, que tomaram posse há muito pouco tempo. São cinco comandos regionais, e vai ter 23 subcomandos, correspondentes às comunidades intermunicipais. Isso é uma matéria de organização da Protecção Civil nacional”, explicou.

“Outra matéria tem a ver como os bombeiros e as organizações humanitárias decidem organizar-se enquanto bombeiros. Isso é uma matéria da autonomia das próprias associações, naturalmente cumprindo os deveres que têm com a protecção civil do país, e com a integração naquilo que corresponde ao sistema nacional de protecção civil”, acrescentou.

A reunião que a Liga realizou no sábado aconteceu após o Governo ter fixado a data de 1 de Janeiro de 2023 para o fim dos 18 comandos distritais de operações e socorro (CDOS) e o início de funções dos 23 comandos sub-regionais de emergência e protecção civil, como estava previsto na lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), que entrou em vigor em 2019.

A LBP não aceita integrar esta nova estrutura da ANEPC, baseada nas comunidades intermunicipais, alegando que os bombeiros estão organizados e trabalham a nível distrital.

Sugerir correcção
Comentar