Governo quer estender horário do ensino pré-escolar para além das 15h

Além do prolongamento do horário está também prevista a gratuitidade de refeições para todas as crianças que frequentem a educação pré-escolar pública.

Foto
O ensino pré-escolar tem apenas cinco horas lectivas por dia Daniel Rocha

O Governo pretende alargar o actual horário da educação pré-escolar pública, que neste momento se cinge a cinco horas lectivas diárias, terminando às 15h, quando no primeiro ciclo do ensino básico esse horário se estende até às 17h30.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias que teve acesso ao Plano de Acção da Garantia para a Infância. “É uma medida que está inscrita com o objectivo de lá chegar até 2030”, garantiu a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Ana Mendes Godinho.

A par deste prolongamento do horário lectivo - o ensino pré-escolar público abrange crianças dos 3 aos 5 anos - o Governo quer ainda garantir almoços gratuitos para todos os alunos. Neste momento apenas as crianças abrangidas pelo escalão A do abono de família têm almoços grátis.

Segundo o JN, este plano de acção visa retirar 170 mil crianças da situação de exclusão social até 2030 “através da garantia do acesso efectivo ao acolhimento na primeira infância, a uma educação de qualidade, a cuidados de saúde, a uma alimentação saudável e a uma habitação digna”.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários