Bloco de partos de Portimão encerra entre as 21h deste domingo e as 9h de segunda-feira

O funcionamento das urgências de Ginecologia e Obstetrícia da unidade de Portimão do CHUA estará também condicionado, funcionando, durante esse período de 12 horas, apenas para grávidas até às 22 semanas.

Foto
Hospital de Portimão Nuno Ferreira Santos

O bloco de partos de Portimão vai encerrar entre as 21h deste domingo e as 9h de segunda-feira devido à ausência de pediatras, disse à Lusa o administrador do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

Em declarações à Lusa, Paulo Neves afirmou que o funcionamento das urgências de Ginecologia e Obstetrícia da unidade de Portimão do CHUA estará também condicionado, funcionando, durante esse período de 12 horas, apenas para grávidas até às 22 semanas.

“Na unidade de Portimão, a equipa médica mantém apoio à Urgência de Ginecologia e à Patologia Obstétrica até às 22 semanas, e transfere todas as grávidas em trabalho de parto, cesarianas e induções que não possam ser adiadas”, referiu.

De acordo com o administrador do CHUA, em Portimão, o atendimento será realizado por médicos não especialistas, sendo que o atendimento por pediatras será assegurado pelo serviço de Urgência Pediátrica da unidade hospitalar de Faro. “O CHUA tem asseguradas as respostas em Pediatria e maternidade à região da sua responsabilidade”, garantiu o responsável.

O encerramento do bloco de partos da unidade de Portimão conduziu à entrada no nível 2 de contingência, segundo a orientação da Comissão de Acompanhamento, acrescentou.

A falta de pediatras levou a que, sobretudo durante o Verão, o bloco de partos de Portimão estivesse algumas vezes encerrado, assim como as urgências de Ginecologia e Obstetrícia. Nessa altura, sucederam-se os encerramentos das urgências de Ginecologia e Obstetrícia um pouco por todo o país, por dificuldades em assegurar escalas.

A então ministra da Saúde, Marta Temido, chegou a anunciar a criação de um plano de contingência para fazer face ao problema que se vive no sector, mas acabaria por pedir a demissão do cargo em 30 de Agosto.

Na madrugada da sua demissão, uma mulher grávida morreu depois de ter sido transferida do Hospital de Santa Maria para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, por ausência de vagas no serviço de Neonatologia.

Em 10 de Setembro tomou posse o novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, médico especialista em Medicina Interna e antigo secretário de Estado da Saúde nos dois executivos liderados por José Sócrates, entre 2008 e 2011.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários