Concertação de preços no retalho já resultou em coimas de 675 milhões em menos de dois anos

Fruto de buscas realizadas em 2016 e 2017, a Autoridade da Concorrência já aplicou coimas de quase 700 milhões a seis cadeias de retalho alimentar e nove fornecedores. Mas nenhuma coima foi paga desde Dezembro de 2020, tendo todos os grupos optado por contestar as acusações da AdC em tribunal.

Foto
Na distribuição retalhista de base alimentar tem sido detectado "um número elevado de infracções" joão henriques

Hub-and-spoke” é uma expressão que designa em inglês uma prática em que vários operadores de mercado alinham, em conjunto, preços de venda ao público através de um fornecedor comum, “sem necessidade de comunicarem directamente entre si”, evitando uma guerra de preços, estabilizando a rentabilidade esperada e reduzindo ao consumidor as vantagens de um mercado em livre concorrência. É uma “conspiração equivalente a um cartel”, nas palavras da Autoridade da Concorrência (AdC). E é essa prática anticoncorrencial que justifica que, no período de um ano e nove meses, a entidade reguladora tenha decidiu aplicar coimas no valor global de 675,7 milhões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários