Estado norte-americano do Arizona proíbe aborto em quase todos os casos

Desde a decisão do Supremo Tribunal, vários estados controlados pelos republicanos aprovaram ou restabeleceram leis antiaborto.

Foto
Registaram-se várias manifestações depois de o Supremo Tribunal dos EUA ter derrubado em Junho as protecções contra o aborto a nível do país Reuters/CHENEY ORR

Um tribunal do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos, decidiu na sexta-feira a favor do governo do estado e permitiu a aplicação de uma lei que proíbe o aborto em quase todos os casos.

A juíza do condado de Pima, Kellie Johnson, decidiu levantar um bloqueio de quase 50 anos à regra depois de o Supremo Tribunal dos EUA ter derrubado em Junho as protecções contra o aborto a nível do país e permitido que cada estado estabelecesse leis próprias. A lei, conhecida como “Roe vs Wade” e datada de 1973, concedeu às mulheres norte-americanas o direito ao aborto.

Desde a decisão do Supremo Tribunal, vários estados controlados pelos republicanos aprovaram ou restabeleceram leis antiaborto.

Em meados deste mês, as legislaturas estatais da Virgínia Ocidental proibiram o aborto por lei em quase todas as circunstâncias, com excepções para casos de violação, incesto ou quando a vida da mãe está em perigo.

Até então, o aborto tinha sido legal na Virgínia Ocidental até às 20 semanas de gestação.

O estado, um dos mais conservadores do país, tornou-se assim o segundo a proibir o aborto por lei desde a decisão do Supremo em Junho.

Em Agosto, o estado do Indiana, também dominado pelos republicanos, foi o primeiro a dar este passo.

Sugerir correcção
Comentar