E se “o trabalho dos professores” contasse para as colocações? As mudanças nos concursos em debate

O Ministério da Educação começou esta semana a negociar com os sindicatos alterações ao modelo de recrutamento de professores. Devem as escolas ter autonomia para escolher os que se adequam mais ao seu perfil? Foi o tema da Hora do Público desta sexta-feira.

Foto
Em três quartos dos sistemas educativos europeus as escolas ou os municípios são responsáveis pelo recrutamento dos professores Paulo Pimenta

A possibilidade de, na hora recrutar professores para as escolas, introduzir novos critérios que tenham em conta o trabalho já desenvolvido pelos docentes ao longo da sua carreira profissional poderá contribuir para melhorar não só o modelo de colocação de docentes, como para os valorizar. A ideia foi defendida por Ana Balcão Reis, presidente do Conselho Pedagógico da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) num debate na Hora do Público, transmitido em directo nesta sexta-feira ao fim da manhã.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários