Iranianas queimam hijabs e cortam cabelos em protestos contra morte de jovem

As autoridades iranianas disseram, esta quinta-feira, que serão identificados "aqueles que espalham notícias falsas, rumores nas redes sociais e nas ruas, e que colocam em risco a segurança psicológica da sociedade".

i-video

Pelo menos sete pessoas morreram no Irão em protestos em que as mulheres têm queimado os seus hijabs, o lenço islâmico obrigatório no Irão desde 1979. A morte de Mahsa Amini, espancada depois de ser detida por uso “indevido” do véu islâmico, está na origem dos protestos.

Foi por usar o chamado “mau hijab” que Amini foi detida, quando passeava com o irmão nas ruas de Teerão, ao final da tarde de 13 de Setembro. A detenção foi feita por agentes da Patrulha de Orientação, mais conhecida como a “polícia da moralidade”, encarregada de garantir que as normas rígidas de vestuário, nomeadamente o uso do véu islâmico, são respeitadas.

Amini, que viajou do Curdistão para Teerão para visitar familiares, foi transferida para um hospital já em coma, no mesmo dia em que foi detida, acabando por morrer na sexta-feira após “sofrer um ataque cardíaco”, de acordo com a versão da polícia. Os pais da jovem curda negaram que ela sofresse de problemas de coração.​

Os primeiros protestos seguiram-se ao funeral, no sábado, mas espalharam-se, entretanto, pelo menos por 15 cidades. As autoridades iranianas restringiram o acesso à internet.