Autoeuropa esconde presença de Legionella dos trabalhadores

Bactéria foi confirmada no sistema de ar, mas o equipamento continuou a trabalhar e não houve qualquer alerta na fábrica. Empresa diz que não há infecções nem sintomas.

Foto
A bactéria já foi detectada há vários dias Miguel Manso

A Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, tem confirmada a presença de Legionella no sistema de ar da fábrica, mas não suspendeu o funcionamento do equipamento nem alertou os trabalhadores, revelou uma fonte do interior da empresa.

A presença de Legionella já foi confirmada pelo PÚBLICO junto da Volkswagen Autoeuropa, que garante não haver qualquer pessoa infectada e estar a cumprir a lei aplicável nesta matéria.

“A Volkswagen Autoeuropa está a acompanhar esta situação de forma atenta e permanente, não havendo registo de pessoas infectadas ou sintomáticas”, assegura a empresa, em resposta escrita enviada ao jornal ao final da tarde desta quinta-feira.

A Autoeuropa acrescenta que “tem implementado um plano de prevenção e controlo da bactéria Legionella, em estrito cumprimento da legislação portuguesa em vigor”.

A informação revelada pela fonte do interior da fábrica indica que “surgiram casos de Legionella em vários sistemas de tratamento de ar e que a empresa não desligou o equipamento assim que soube os resultados das análises, continuando a trabalhar”, e que, até ao momento, “não avisou os trabalhadores para estarem em alerta para possíveis casos”. A mesma fonte acrescenta que “há análises e contra-análises positivas a casos”.

A presença da bactéria foi detectada há já vários dias, mas a empresa não informa quando.

A empresa afirma no entanto, ter accionado os protocolos de segurança. “Na sequência desta monitorização regularmente realizada pela Volkswagen Autoeuropa, foi detectada a presença da bactéria em equipamento técnico de uma das áreas de produção. Perante esta ocorrência, a Volkswagen Autoeuropa accionou e reforçou todos os procedimentos de segurança estabelecidos para esta situação”, refere a nota.

A fonte oficial da Autoeuropa conclui ainda que “se mantém activo o protocolo de actuação previsto no Plano de Prevenção e Controlo de Legionella, nomeadamente ao nível da monitorização e do controlo químico e orgânico previsto para estas situações”.

A fábrica da Volkswagen em Palmela emprega cerca de 5400 trabalhadores.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários