Uma viagem no tempo para ver como era Matosinhos há 25 anos

Como era Matosinhos em tempos idos? Como vemos a cidade agora? As paisagens urbana e industrial captadas por Gabriele ​Basilico no projecto Uma Cidade Assim, de 1996, são retratadas no tempo presente.

 

Capela da Boa Nova Câmara Municipal de Matosinhos
Fotogaleria
Capela da Boa Nova Câmara Municipal de Matosinhos

A Rua Brito Capelo e a Heróis de França, a Rua do Godinho e a Capela da Boa Nova. Matosinhos em 1996 — ano em que Gabriele Basilico, Larry Fink, Bruno Sequeira e Augusto Alves da Silva recolheram diferentes perspectivas e publicaram Uma Cidade Assim, projecto que incluía desenhos de Álvaro Siza — e Matosinhos hoje. Matosinhos, Lugar e Memória é tão simplesmente uma selecção das fotografias de Gabriele Basilico, arquitecto e fotógrafo italiano, colocada em diálogo com apontamentos da paisagem urbana e industrial do presente.

Um quarto de século depois, o MuMMa, Museu da Memória de Matosinhos, que completou um ano em Agosto, propõe uma viagem pelas memórias de outra cidade, "marcadamente industrial e piscatória", que é a mesma cidade, hoje "mais cosmopolita e empreendedora".

"Como era em tempos idos? Como vemos a cidade agora?" Recorrendo a uma selecção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Câmara Municipal de Matosinhos, a exposição contrapõe esses mesmos registos separados por mais de 25 anos.

"Neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população. E porque são as memórias que constroem o que somos, que moldam a nossa visão e constroem a nossa identidade, também Matosinhos se reconstrói e reencontra nesta exposição e neste museu", pode ler-se no catálogo da exposição, que pode ser vista até ao fim do ano (a entrada no MuMMa custa um euro).

Capela da Boa Nova
Capela da Boa Nova Gabriele Basilico
Rua Heróis de França/ Rua Conde São Salvador
Rua Heróis de França/ Rua Conde São Salvador Gabriele Basilico
Rua Heróis de França/ Rua Conde São Salvador
Rua Heróis de França/ Rua Conde São Salvador Câmara Municipal de Matosinhos
Praia do Titan
Praia do Titan Gabriele Basilico
Praia do Titan
Praia do Titan Câmara Municipal de Matosinhos
Rua Brito Capelo/ Rua Conde São Salvador
Rua Brito Capelo/ Rua Conde São Salvador Gabriele Basilico
Rua Brito Capelo/ Rua Conde São Salvador
Rua Brito Capelo/ Rua Conde São Salvador Câmara Municipal de Matosinhos
Avenida General Norton de Matos
Avenida General Norton de Matos Gabriele Basilico
Avenida General Norton de Matos
Avenida General Norton de Matos Câmara Municipal de Matosinhos
Avenida Antunes Guimarães
Avenida Antunes Guimarães Gabriele Basilico
Avenida Antunes Guimarães
Avenida Antunes Guimarães Câmara Municipal de Matosinhos