Viriato Soromenho-Marques revisita o livro Primavera Silenciosa

Neste episódio do podcast Azul conversamos com o filósofo Viriato Soromenho-Marques sobre a famosa obra de Rachel Carson, publicada há 60 anos. Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Neste episódio do podcast Azul, celebramos os 60 anos de publicação do livro Primavera Silenciosa, da bióloga marinha norte-americana Rachel Carson (1907-1964).

O convidado é o filósofo Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático da Universidade de Lisboa e um dos intelectuais europeus mais preocupados com as questões ambientais e a crise climática. Nesta conversa, Soromenho Marques explica por que razão continua a ser urgente ler o livro mais famoso de Rachel Carson.

Foto
"Primavera Silenciosa" foi publicado nos Estados Unidos no dia 27 de Setembro de 1962 Vera Moutinho

Trata-se de uma obra clássica da literatura ecológica, um texto poderoso a ponto de impulsionar o movimento ambientalista moderno nos Estados Unidos e no mundo. Lançado no dia 27 de Setembro de 1962, Primavera Silenciosa denunciou não só o uso indiscriminado de pesticidas, mas também o efeito trágico desta prática nos ecossistemas e na saúde humana. Aquele que é considerado o primeiro pesticida moderno, o diclorodifeniltricloroetano (DDT), viria a ser banido nos Estados Unidos em 1972.

“Rachel Carson mostrou com muita coragem nos anos 1960 - e ainda hoje há poucas pessoas que o fazem - que, se nós analisarmos, dos departamentos e institutos que trabalham na área dos insectos [nos Estados Unidos], só 2% focam-se em controlo biológico (controlo natural das pragas), sendo que os restantes 98% recebem financiamento da indústria química. E esta entrada em cena do dinheiro faz toda a diferença”, afirma Soromenho-Marques.

Deixamos ainda algumas sugestões para explorar no site do Azul:


No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade.

Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts.

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Sugerir correcção
Comentar