Das entrevistas de 1h45 às agências de recrutamento: como são contratados os professores na Europa

Para o especialista da OCDE Paulo Santiago, o recrutamento aberto traz vantagens porque as escolas podem escolher o perfil mais indicado para o contexto escolar. Três professores portugueses explicam como foram contratados noutros países.

Foto
Governo inicia esta quarta-feira as negociações com os sindicatos sobre alteração ao modelo de colocação de professores Rui Gaudêncio

Ao longo de 16 anos, Manuela Laginhas de Almeida foi professora contratada em Portugal, a cada ano um novo contrato. João André Costa deu aulas apenas um ano, antes de emigrar para o Reino Unido e ser docente de Biologia no ensino secundário. Já Luciana G. (prefere não divulgar o apelido) quis apostar na carreira docente em 2018, no Luxemburgo, e está prestes a terminar o estágio que lhe vai garantir o título de professora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários