Siza Vieira critica descida “transversal” de IRC proposta por Costa Silva e aponta alternativa

O ministro da Economia defendeu uma descida “transversal” da taxa de IRC. A proposta surpreendeu alguns socialistas que apontam outras prioridades, como a subida dos rendimentos.

Foto
Pedro Siza Vieira foi ministro da Economia entre Outubro de 2018 e Março de 2022 Nuno Ferreira Santos

No rescaldo da apresentação do pacote de apoio de empresas, o ministro da Economia, António Costa Silva, sinalizou que “seria extremamente benéfico” o Governo avançar com uma “redução transversal” do IRC [Rendimento de Pessoas Colectivas], que neste momento é de 21%. O anúncio gerou algum desconforto entre socialistas e críticas à esquerda do PS. Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia e número dois de António Costa, questiona o impacto de uma redução generalizada e defende que a criação de benefícios fiscais para empresas que usem os lucros para investir nelas próprias seria uma estratégia “mais eficaz”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários