Carregar a noite toda? Como prolongar a bateria do seu telemóvel

Existem várias estratégias para prolongar o tempo de vida útil das baterias. Carregar o telemóvel a noite toda não é uma delas.

Foto
Alguns fabricantes de telemóveis com sistema operativo Android já permitem limitar o carregamento dos telemóveis aos 85%

Os problemas de bateria dos telemóveis estão entre as maiores queixas de tecnologia dos consumidores europeus, de acordo um estudo divulgado este ano pela Deco Proteste. Frequentemente, o dilema são baterias viciadas, que carregam lentamente, duram pouco tempo e obrigam os aparelhos a estarem sempre ligados à corrente.

Hoje em dia, a grande maioria dos telemóveis modernos utiliza baterias de iões de lítio que funcionam ao transportar iões de lítio entre o ânodo (o lado negativo da bateria) e o cátodo (o lado positivo da bateria). Enquanto os iões de lítio estiverem a fazer este percurso, há um fluxo constante de electrões. É isto que fornece a energia para manter um dispositivo a funcionar.

As baterias são consideradas “recarregáveis” porque o ciclo pode ser repetido. Só que um telemóvel com dois anos vai aguentar menos tempo entre carregamentos do que um telemóvel novo porque, de cada vez que o aparelho é carregado e descarregado, a bateria diminui a quantidade de carga que pode suportar.

Existem, no entanto, várias estratégias para prolongar o tempo de vida útil das baterias. O PÚBLICO reuniu algumas.

Manter as baterias “frescas”

Deixar o telemóvel ao sol, na toalha de praia, não é boa ideia. Não é por acaso que telemóveis mais modernos se desligam, automaticamente, quando aquecem demasiado.

A temperatura ideal para as baterias de iões de lítio varia entre os 20 e os 25 graus Celsius​. Temperaturas mais elevadas encurtam a vida útil da bateria porque à medida que a temperatura aumenta, a velocidade das reacções químicas dentro da bateria também aumenta. Isto aumenta a velocidade de degradação da bateria.

Devido ao impacto da temperatura nas baterias, também se devem evitar capas muito pesadas e quentes que podem contribuir para o aquecimento excessivo dos telemóveis. Em temperaturas mais frias, as reacções químicas no interior da bateria abrandam. No entanto, o frio é menos prejudicial do que o calor.

Foto

Entre os 20 e os 85%

Quanto mais um telemóvel é carregado e descarregado, menor o tempo de vida útil que o aparelho aguenta entre carregamentos. O “ponto ideal” ronda os 50% de carga (metade dos iões estão no lado positivo da bateria e metade estão no lado negativo). Este equilíbrio coloca menor quantidade de tensão sobre a bateria. É por isso que se recomenda carregar um telemóvel quando a bateria chega aos 20% e parar quando chega aos 80%.

Alguns fabricantes de telemóveis com sistema operativo Android já permitem limitar o carregamento dos telemóveis aos 85%. A opção está disponível em Definições > Manutenção Dispositivo e Bateria > Bateria > Mais definições de bateria.

Evitar carregar a noite toda

A bateria da maioria dos aparelhos modernos deixa automaticamente de carregar quando está cheia. Só que volta a carregar quando chega aos 99%. Este ciclo constante, quando o telemóvel está ligado à corrente, pode diminuir o tempo de vida da sua bateria ao longo do tempo. O melhor é carregar o telemóvel antes de ir dormir e, se possível, parar nos 80%.

Verificar o estado da bateria

Para perceber o impacto da utilização e carregamento do telemóvel no seu tempo de vida, pode verificar o estado da bateria. Vários telemóveis já permitem fazer isto. Os telemóveis mais recentes da Apple (com a versão iOS 11.3 do sistema operativo) incluem funcionalidades que mostram o estado da bateria e alertam se a bateria precisa de ser substituída. Estas funcionalidades podem ser encontradas em Definições > Bateria > Estado da bateria.

Em telemóveis Android a informação está disponível em: Definições > Manutenção Dispositivo e Bateria > Bateria.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários