Com uma pausa nas competições de clubes à vista por causa dos compromissos das selecções nacionais na Liga das Nações (o seleccionador nacional, Fernando Santos, revelou a convocatória da selecção portuguesa na quinta-feira), este fim-de-semana vai trazer uma jornada do campeonato nacional de futebol perigosa.

Entre os candidatos ao título, Sporting e FC Porto são os primeiros a subir aos relvados e ambos têm deslocações arriscadas. Sábado, os campeões nacionais vão ao Estoril na ressaca de uma goleada europeia que deixou marcas. A três pontos do líder Benfica e perante uma equipa agora orientada pelo anterior técnico das "águias" (Nélson Veríssimo) e que até está a realizar um bom início de campeonato – é oitavo -, o FC Porto tem um teste difícil pela frente.

No mesmo sábado mas já sabedor do resultado que os "dragões" fizeram na Amoreira joga o Sporting. Entre os "leões" o ar que se respira é menos tóxico. Um triunfo na Champions a meio da semana passada contra o Tottenham deixou os sportinguistas empolgados com aquilo que a equipa pode fazer. Mas a viagem ao terreno do Boavista é perigosa, até porque os boavisteiros estão em quarto lugar da tabela, fruto de quatro triunfos em seis jogos.

No domingo será a vez de entrar em acção o Benfica. Os "encarnados" estão "nas nuvens" depois da vitória em casa da Juventus para a Champions e só conhecem o sabor da vitória nos 12 jogos disputados esta época. O Marítimo, último classificado, com seis derrotas em outros tantos jogos, no Estádio da Luz, não parece ser um adversário capaz de travar o voo das "águias" mas no futebol…

Nota ainda para o Sp. Braga que é o actual segundo classificado na I Liga e que também jogará no domingo – o embate com o Vizela encerra a 7.ª jornada. Os bracarenses são, juntamente com o Benfica, a única equipa que ainda não perdeu na prova esta época, e chegam ao duelo com os vizelenses também moralizados com a vitória na Liga Europa sobre os líderes da Bundesliga.

Encontra aqui o calendário e os horários das transmissões televisivas da I Liga e aqui os da II Liga.

Nos principais campeonatos europeus de futebol, há vários jogos que merecem destaque. Em Itália, é no domingo que se disputam as partidas mais interessantes com a líder Atalanta a receber a Roma de Mourinho, actual quinta classificada e que, em caso de triunfo, ultrapassa a formação de Génova. E nesse mesmo domingo, Milan e Nápoles, respectivamente segundo e terceiro, medem forças no jogo grande da 7.ª ronda da Serie A.

Em Inglaterra, no sábado, bem cedo, o "português" Wolverhampton recebe o Manchester City, embora, enquanto em Espanha é no domingo que se joga o derby de Madrid, com o Atlético a receber o Real.

Mas há mais deporto para acompanhar para além do futebol nos próximos dias. No basquetebol, Sporting e Benfica disputam a Supertaça no sábado, em Torres Novas, enquanto a nível continental, o domingo reserva a final do Campeonato da Europa, que será decidida entre a França e a Espanha.

No futsal, às 20h45 de Lisboa, Portugal e Espanha decidem, domingo, quem conquistará a finalíssima, em partida a ser realizada na Argentina. Mais perto, mas também no domingo, Miguel Oliveira estará em cima da sua moto para lutar por uma boa classificação no Grande Prémio de Aragão de MotoGP.

No ciclismo, será na longínqua Austrália que, a partir de domingo, se começarão a disputar os Mundiais de estrada, ao passo que no andebol, quarta-feira, o FC Porto defrontará os húngaros do Vezsprém na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

No ténis, Portugal tenta chegar ao play-off de qualificação para as finais da Taça Davis e, para já, está em vantagem frente ao Brasil por 2-0. Por fim, nota para a 15.ª Meia Maratona do Porto que arranca às 9h de domingo e tem partida e chegada na Av. de Dom Carlos I.

O que pode ter-lhe escapado no PÚBLICO

O regresso aos golos de Cristiano Ronaldo.

O anúncio do fim da carreira de Roger Federer.

A vertiginosa ascensão de Carlos Alcaraz nos courts mundiais.

A rubrica Jogos com História lembra-nos o primeiro jogo da Champions e até foi em Portugal.

A análise de arbitragem aos lances mais polémicos da jornada anterior feita por Pedro Henriques.