Ucrânia diz ter encontrado centenas de campas perto de Izium

Trabalhos de exumação dos corpos estão a decorrer e ONU quer enviar uma equipa para o terreno. Zelensky diz que a Rússia “deixa morte por todo o lado”, o Kremlin ainda não reagiu.

i-video
Ucrânia diz ter encontrado 500 corpos em Izium, recuperada aos russos Reuters, Joana Bourgard

As autoridades ucranianas dizem ter descoberto centenas de campas numa floresta perto de Izium, que foi reconquistada pela Ucrânia na semana passada. Esta sexta-feira começam os trabalhos de exumação dos corpos, desconhecendo-se para já a sua origem.

“Posso dizer que aqui está uma das maiores valas [encontradas] numa cidade libertada, com mais de 440 sepulturas”, disse Oleh Kotenko, do departamento de polícia de Kharkiv.

Na quinta-feira à noite, o chefe de gabinete do Presidente ucraniano e um dos seus principais assessores partilharam no Twitter algumas fotografias do local, em que se vêem dezenas de cruzes em madeira espetadas no meio de uma floresta. “Durante meses, reinaram o terror, a violência, a tortura e os assassinatos em massa nos territórios ocupados”, escreveu Mikhailo Podoliak.

“Queremos que o mundo saiba o que está realmente a acontecer e o que é que a ocupação russa provocou. Bucha, Mariupol e agora, infelizmente, Izium. A Rússia deixa morte por todo o lado”, disse Volodymyr Zelensky na sua mensagem ao país na quinta à noite.

Ainda segundo Kotenko, as sepulturas foram descobertas graças a um vídeo publicado nas redes sociais em que um homem dizia em russo que era preciso “tirar os corpos dos soldados ucranianos da morgue e enterrá-los, já que a Ucrânia não os quer”. O responsável policial especifica que nem todas as sepulturas “têm nome” e que algumas “podem ter duas ou três pessoas”.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos anunciou já esta sexta-feira que vai enviar uma equipa para Izium “em breve”, para “determinar as circunstâncias da morte dessas pessoas”.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários