Marisa Liz estreia-se a solo com uma canção inédita de António Variações

A cantora Marisa Liz, estreia-se esta sexta-feira, em nome próprio, com uma canção inédita de António Variações intitulada Guerra nuclear, que pode ser ouvida aqui. A produção é de Moullinex.

Foto
Marisa Liz

O primeiro single, em nome próprio, da cantora Marisa Liz, depois de catorze anos à frente dos Amor Electro, trata-se de uma canção inédita de António Variações, que o próprio nunca editou, intitulada Guerra nuclear. O tema conta com a produção do músico-produtor Moullinex, sendo a co-produção da própria Marisa Liz, e fica esta sexta-feira disponível, havendo também um videoclipe para ver e ouvir. Uma das surpresas é a audição da voz de António Variações, retirada da gravação original em cassete.

“Poder cantar esta música, que o António Variações compôs, mas que nunca teve oportunidade de mostrar, é uma responsabilidade e um orgulho, passando a mensagem de um dos artistas mais emblemáticos que este país já teve”, afirma Marisa Liz. “Foi escrita há mais de 30 anos mas, hoje, infelizmente, continua a fazer sentido. A história repete-se, uma e outra vez, e temos tendência a não aprender com ela. Há falta de compreensão e de tolerância e uma luta desmedida por poder que se repete. A humanidade, passe a expressão, está longe de ser humana.”

Tudo começou em Abril deste ano. Tendo conhecimento da existência de um tema inédito de Variações que abordava a temática da ameaça da guerra nuclear, e tendo em atenção o contexto actual na Europa, a família do cantor e os seus publishers, Rossio Music, decidiram divulgar o tema, forma de alertarem para a ameaça e o “delírio nuclear”. Sobre a data em que a canção terá sido criada, segundo o representante dos herdeiros, é impossível datá-la com exactidão”, mas aponta-se para finais de 1983 como data provável. “A gravação já tem um instrumental considerável, ou seja, possivelmente contando com banda de Variações”, é enunciado.

Marisa Liz foi a escolhida para dar voz à composição inédita, tendo depois a cantora procurado Moullinex para, em conjunto, produzirem a canção, trazendo a sonoridade de Variações para 2022. “É uma canção que transporta medo e ansiedade, mas também esperança. É chamar as coisas pelos nomes, sem panos quentes por cima das situações. É lutar por aquilo em que acreditamos através das palavras. O Variações tinha essa capacidade, pondo em palavras, e emoções, aquilo que muitos de nós sentimos. Pessoalmente só lhe posso agradecer, porque as suas canções mudaram a minha vida. É a banda-sonora da vida de muita gente.”

Quanto ao futuro próximo, a cantora está a compor e a produzir um novo disco, ainda sem data de edição. “Estou a gravar com sonoridades que nunca havia aprofundado”, diz. “O meu futuro será sempre a música.”

Sugerir correcção
Comentar