“As autarquias promoveram indirectamente o declínio dos seus mercados”

Os mercados municipais passaram por um processo de falta de investimento ao longo de décadas, o que obriga a um maior esforço para os recuperar, explica o professor do IGOT, Pedro Guimarães. É preciso garantir a sua função de abastecimento, mas a procura de financiamento privado tem ajudado a redireccionar estes espaços comerciais dos centros das cidades para o turismo.

Foto
O professor do IGOT, Pedro Guimarães, tem estudado a transformação do comércio de Lisboa e os processos de reabilitação dos seus mercados municipais Nuno Alexandre

O geógrafo Pedro Guimarães passou os últimos anos a estudar a transformação do comércio de Lisboa e os processos de reabilitação dos seus mercados municipais à luz da pressão turística que se tem feito sentir. No Porto, onde, nesta quinta-feira, reabre o mercado do Bolhão, ao fim de quatro anos de obras, não há um levantamento semelhante, mas é possível encontrar pontos de contacto entre as duas cidades, a começar pelas dinâmicas que levam os moradores a sair do centro para dar lugar aos visitantes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários