Paula Peneda é a primeira mulher a ser nomeada para o posto mais elevado da PSP

Presidente da República destaca “facto que se reveste de assinalável importância, passados que são 32 anos depois das duas primeiras mulheres terem ingressado no quadro de Oficiais de PSP e nas quais se inclui a até agora superintendente Paula Peneda”.

Foto
Paula Peneda (à direita) acompanhada pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro JOSÉ COELHO/Lusa

A superintendente Paula Peneda, comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, foi nomeada para a categoria de superintendente-chefe e torna-se, assim, na primeira mulher a atingir o patamar mais elevado da carreira desta força de segurança. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou esta quarta-feira a promoção de Paula Peneda, numa nota publicada no site da Presidência da República.

“Trata-se da primeira mulher a atingir este patamar da carreira na Polícia de Segurança Pública (PSP), facto que se reveste de assinalável importância, passados que são 32 anos depois das duas primeiras mulheres terem ingressado no quadro de oficiais de PSP e nas quais se inclui a até agora superintendente Paula Peneda”, lê-se no comunicado.

O despacho de nomeação da superintendente Paula Cristina da Graça Peneda para a categoria de superintendente-chefe da PSP foi publicado esta quarta-feira em Diário da República.

O Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) também destacou esta nomeação, no Facebook, felicitando a “primeira mulher na PSP a ascender ao posto de superintendente-chefe”.

Segundo o SIAP, Paula Peneda “presta um serviço exemplar” à frente do Comando Metropolitano do Porto e constitui “um verdadeiro exemplo a seguir para todas as mulheres que ambicionam uma carreira na polícia”.

“Com uma licenciatura no Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna, passou também pelo Comando de Santarém e posteriormente fez um percurso brilhante enquanto oficial de ligação do Ministério da Administração Interna junto da Embaixada de Portugal em Marrocos e, posteriormente, oficial de ligação da PSP junto do Ministério da Administração Interna”, refere este sindicato.

De acordo com o despacho de nomeação, Paula Peneda foi também auditora de Defesa Nacional pelo Instituto de Defesa Nacional; frequentou vários estágios e cursos na área da sua especialidade, nomeadamente, Estágio de Promoção a Comissário, na Escola Superior de Polícia; Estágio de Ordem Pública, no Corpo de Intervenção da Polícia de Segurança Pública; Curso de Informações, no Comando-Geral da PSP; Curso de Direcção e Estratégia Policial, no Instituto Nacional de Administração; Curso de Comando e Gestão de Incidentes Táctico-Policiais, Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna; Curso de Matérias Classificadas, Gabinete Nacional de Segurança e Curso de Técnicas de condução de reuniões, Instituto Nacional da Administração Pública.

E recebeu ainda distinções disciplinares, tais como louvores dos comandantes distritais de Aveiro e do de Lisboa, assim como da Escola Superior de Polícia. Foi condecorada com as medalhas de comportamento exemplar (cobre) e de assiduidade (uma estrela) e com a medalha de mérito e dedicação da Câmara Municipal de Cascais.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários