Esta exposição mostra o lado feio (ou não) de tentar ser f**king perfect

"The Bags", da série Everything is Going to Be Awsome, 2019 © Evija Laivina
Fotogaleria
"The Bags", da série Everything is Going to Be Awsome, 2019 © Evija Laivina

Numa mesa, servem-se próteses de silicone como prato principal, acompanhadas de seringas de botox. O tema de conversa: de quanto dinheiro, tempo e saúde estamos dispostos a abdicar para ser perfeitos, o que quer que isso signifique? 

Be F**king  perfect – The Pursuit of Excellence é uma exposição artística, mas marca o fim de um projecto de investigação. 

Chiara Pussetti, antropóloga e curadora da exposição, é também a coordenadora do projecto Excel - Em busca da Excelência, desenvolvido por um grupo multidisciplinar de investigadores do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Faculdade de Medicina (FM), da Universidade de Lisboa. 

Heranças coloniais nas práticas cosméticas e cirurgias estéticas étnicas; o melhoramento cognitivo entre a população jovem e estudantes universitários; envelhecimento activo e práticas anti-envelhecimento; modificação hormonal; DIY e biohacking foram alguns dos temas abordados pelos investigadores, que agora têm uma exposição em Lisboa para mostrar o que aprenderam. Já antes falámos deles, num artigo sobre branqueadores de pele tóxicos à venda em Lisboa.

Os objectos de investigação são acompanhados por fotografias das artistas Evija Laivina, da Letónia, e Jessica Ledwich, da Austrália, que expõem os riscos ligados à procura da perfeição humana. O mercado das biotecnologias de aperfeiçoamento dos seres humanos (estético, cognitivo, sexual, anti-envelhecimento, entre outros) é um dos mais activos e rentáveis do mundo, e a oferta da indústria do aperfeiçoamento é cada vez mais acessível, mais económica e menos invasiva, lê-se, na apresentação da exposição.

Be F**king  perfect abre a 15 de Setembro e fica um mês na galeria Óriq, com entrada livre. Na inauguração, às 19h, Chiara Pussetti vai apresentar o projecto Excel. As duas fotógrafas estarão também presentes. 

"Untitled  V",  da série <i>Monstrous Feminine</i>, 2022
"Untitled V", da série Monstrous Feminine, 2022 ©Jessica Ledwich
“Face  Measuring Tool”, da série <i>Beauty Warriors</i>, 2017
“Face Measuring Tool”, da série Beauty Warriors, 2017 ©Evija Laivina
"FAT 2", da série <i>FAT</i>, 2018
"FAT 2", da série FAT, 2018 © Evija Laivina
"Lip  Pump  Procedure",  da série <i>Everything  is Going to Be Awsome</i>, 2019
"Lip Pump Procedure", da série Everything is Going to Be Awsome, 2019 ©Evija Laivina
"Untitled II", da série <i>Monstrous Feminine</i>, 2022
"Untitled II", da série Monstrous Feminine, 2022 ©Jessica Ledwich
"Untitled  VI", da série <i>Monstrous Feminine</i>, 2022
"Untitled VI", da série Monstrous Feminine, 2022 ©Jessica Ledwich
"Untitled VIII", da série <i>Monstrous Feminine</i>, 2022
"Untitled VIII", da série Monstrous Feminine, 2022 © Jessica Ledwich
A antropóloga Chiara Pussetti
A antropóloga Chiara Pussetti LUSA/TIAGO PETINGA