A “revolução” de deixar as escolas escolherem professores

Dar autonomia às escolas para escolherem o seu corpo docente, ou parte dele, será uma revolução ao nível da da “flexibilidade curricular”. Mas não será, seguramente, uma “revolução silenciosa”.

É verdade que ter escolas com poder para decidir como organizam o ano lectivo, como gerem os currículos, com que soluções e com que projectos constitui uma “revolução silenciosa”, como lhe chamou esta semana António Costa. Mas é bom não esquecer que a “flexibilização curricular” de que Costa fala foi lançada há cinco anos. E que, em matéria de autonomia, muito está por fazer. O facto de as escolas continuarem a não ter uma palavra a dizer sobre que professores são os mais adequados para servir as suas comunidades é incompreensível.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 35 comentários