Rio assinala fim das funções como deputado e encerra “uma etapa” da sua vida

Bancada do PSD perde, na mesma semana, o ex-líder do partido e o ex-presidente do grupo parlamentar - Paulo Mota Pinto pediu a suspensão do mandato por cinco meses.

Foto
Daniel Rocha

O anterior presidente do PSD, Rui Rio, assinalou nesta terça-feira, 13, o fim das suas funções como deputado na Assembleia da República, dizendo que encerra “uma etapa” da sua vida. “Cesso hoje as funções de deputado. Deixo de ter qualquer cargo político, encerrando assim uma etapa da minha vida”, refere numa mensagem na rede social Twitter.

Rui Rio, que presidiu ao PSD entre Fevereiro de 2018 e Julho deste ano, deixou ainda uma mensagem quer aos seus apoiantes, quer aos seus adversários políticos. “A todos os que em mim confiaram, fica o meu sentido agradecimento. Aos que de mim divergiram, honesta e civilizadamente, deixo-lhes as minhas saudações democráticas”, assinalou.

Rui Rio era deputado desde Outubro de 2019, depois de ter exercido essas funções entre 1991 e 2001. Foi presidente da Câmara Municipal do Porto entre Janeiro de 2002 e Outubro de 2013.

Fonte da bancada social-democrata confirmou na segunda-feira à Lusa que o ex-presidente do PSD Rui Rio já tinha entregado o pedido de renúncia ao mandato de deputado, enquanto o anterior líder parlamentar Paulo Mota Pinto pediu a suspensão por cinco meses. Os dois pedidos serão analisados e votados na reunião da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados desta semana.

As notícias das saídas de Rui Rio e de Paulo Mota Pinto do Parlamento, já aguardadas, foram avançadas pelo jornal PÚBLICO, e deverão ser anunciados no primeiro plenário após as férias parlamentares, na quarta-feira.

Rui Rio, eleito pelo círculo do Porto, será substituído por António Cunha, de Penafiel, 15.º da lista, e que já esteve na Assembleia da República na anterior legislatura. O ex-líder do PSD tinha anunciado que deixaria o Parlamento no início de Setembro.

Já Paulo Mota Pinto foi líder parlamentar do PSD entre Abril e Julho deste ano - saiu a pedido do novo presidente do partido, Luís Montenegro -, tendo sido substituído à frente da bancada por Joaquim Miranda Sarmento.

Com o pedido de suspensão de funções de Mota Pinto, que tinha encabeçado a lista do PSD por Leiria, voltará à Assembleia da República João Carlos Barreiras Duarte, que já foi deputado e é irmão de outro antigo parlamentar e ex-secretário-geral do PSD, Feliciano Barreias Duarte.

Sugerir correcção
Comentar