Terça na TV: da estreia de Spiral ao estaleiro de Titanic, com Uma Banda de Miúdas

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
O documentário Uma Banda de Miúdas passa na RTP2 DR

CINEMA

Apanha-me se Puderes
AMC, 15h53

Realizado por Steven Spielberg e baseado em factos reais, conta a história de Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio), que foi médico, advogado e co-piloto de uma grande companhia de aviação antes de fazer 21 anos. Era um mestre do disfarce, um falsário brilhante cuja habilidade lhe permitiu roubar milhões de dólares.

A missão de Carl Hanratty (Tom Hanks), agente do FBI, é capturá-lo e entregá-lo à justiça. Mas Frank está sempre um passo à frente neste jogo do gato e do rato.

Outro/Eu
AXN, 23h46

Diagnosticado com um cancro já em fase terminal, o poderoso multimilionário Damian Hale aceita a proposta do professor Albright sobre um “tratamento” inovador: a consciência de uma pessoa é retirada do seu corpo doente e colocada num outro, mais jovem e saudável, criado artificialmente para esse fim.

Damian encena a própria morte, submete-se à intervenção e começa uma nova vida com outro corpo e identidade. Tudo corre bem até ele se esquecer de tomar a medicação necessária e começar a ter recordações de uma vida que nunca teve.

Ben Kingsley, Ryan Reynolds, Natalie Martinez, Matthew Goode, Victor Garber e Derek Luke compõem o elenco deste thriller de ficção científica dirigido por Tarsem Singh.

Nunca Estiveste Aqui
Hollywood, 2h25

Depois de anos ao serviço da Marinha, Joe (Joaquin Phoenix) usa o seu conhecimento e treino para salvar pessoas de redes de tráfico de carne humana. Ao tentar resgatar a filha de um senador, vê-se arrastado para uma conspiração de proporções inimagináveis.

Um thriller de acção escrito e realizado por Lynne Ramsay, com base no livro homónimo de Jonathan Ames. Estreou-se no 70.º Festival de Cinema de Cannes, onde arrecadou os prémios de melhor argumento e actor.

SÉRIE

Spiral
AMC, 22h10

Estreia, com episódio duplo, da série policial francesa que se tornou um fenómeno do género na produção do país, com sucesso interno mas também além-fronteiras (foi exportada para mais de 70 países).

Frequentemente comparada à norte-americana Lei & Ordem, vai à barra e aos bastidores de um tribunal de Paris retratar os meandros dos casos e as vidas dos profissionais envolvidos.

Criada por Alexandra Clert e Guy-Patrick Sainderichin, foi emitida pela primeira vez em 2005 no Canal+ e teve direito a oito temporadas.

DOCUMENTÁRIOS

Titanic: Anatomia de Um Gigante
RTP2, 23h01

Estreia. É famosa a história trágica do transatlântico que naufragou nas águas gélidas do Atlântico Norte, em Abril de 1912, depois de embater num icebergue. Não tão conhecida é a história da sua construção. É sobre ela que se debruça este documentário de Nicolas Brénéol.

Através de documentos originais e dados de arquivos inéditos, combinados com simulações e com depoimentos de especialistas e historiadores, mergulha nos pormenores do projecto que permitiu concretizar o mais colossal feito de engenharia naval visto até então.

Uma Banda de Miúdas
RTP2, 23h57

De teor autobiográfico, o filme baseia-se na experiência de Marilina Giménez (co-realizadora, juntamente com Manuel Mazzaro) na cena musical argentina, enquanto membro de uma banda feminina.

Trocando o baixo pela câmara, Giménez vai ao âmago da noite de Buenos Aires recolher testemunhos de artistas, produtoras e activistas, para compor um panorama do que significa ser mulher nesse meio e nesse país.

A forma como capta a “consciência política e identitária” dessas mulheres e expõe, segundo a sinopse, “atitudes variáveis face a uma indústria que tanto as hostiliza como as procura capitalizar”, valeu a Uma Banda de Miúdas o prémio de melhor documentário no Queer Lisboa 2019.

DESPORTO

Futebol: Porto x Club Brugge
TVI, 19h55

Directo. O Porto recebe em casa o Club Brugge, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os “dragões” vêm de uma derrota de 2-1 frente ao Atlético de Madrid; a equipa belga, de uma vitória sobre o Bayer Leverkusen, por uma bola a zero. Cabe ao árbitro grego Tasos Sidiropoulos dirigir a partida.

Sugerir correcção
Comentar